A Câmara Municipal do Entroncamento oficializou a construção de 64 apartamentos a custos controlados, num investimento de 9 milhões de euros financiado pelo IHRU. A empreitada, a cargo da Manteivias Engenharia e Construção S.A., faz parte da Estratégia Local de Habitação e visa beneficiar famílias vulneráveis e de classe média.
Empreitada de 64 apartamentos a custos controlados
No dia 3 de outubro, no Paços do Concelho do Entroncamento, foi assinado o Auto de Consignação para a construção de oito blocos de habitação de custos controlados. A empreitada, com um prazo de execução de 600 dias, será realizada pela Manteivias Engenharia e Construção S.A.
Investimento de 9 milhões de euros financiado pelo IHRU
O investimento de aproximadamente 9 milhões de euros para a construção dos 64 apartamentos será totalmente financiado pelo IHRU – Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com base num contrato de comparticipação assinado em 1 de setembro de 2023.
Primeira Fase da Estratégia Local de Habitação do Entroncamento
Esta empreitada faz parte da primeira fase da Estratégia Local de Habitação (ELH) do Entroncamento, que prevê a construção de 64 apartamentos de tipologias T2 e T3, distribuídos por oito blocos de habitação de custos controlados. Além disso, incluirá infraestruturas de apoio às habitações, novas ruas, estacionamentos e áreas verdes de uso comum.
Aumento da oferta habitacional para diversos segmentos
O Presidente da Câmara Municipal, Jorge Faria, enfatizou a importância desta iniciativa, afirmando que a ELH do Entroncamento visa aumentar a oferta de habitação para arrendamento, beneficiando agregados vulneráveis, famílias de classe média e jovens. Destacou ainda que o governo forneceu ferramentas para concretizar soluções habitacionais no território, melhorando a qualidade de vida das pessoas.
Compromisso do Município em colmatar necessidades habitacionais
O Município do Entroncamento mantém o compromisso de desenvolver estratégias e mecanismos para enfrentar as dificuldades das famílias, especialmente dos jovens, que enfrentam desafios no acesso à habitação própria devido aos preços praticados no mercado imobiliário local. Medidas de apoio estão a ser consideradas para expandir a oferta de imóveis no concelho.
Se precisa de gestão de publicidade online pode ver a Livetech