Economia, S. João da Madeira, Tecnologia

Grandes Marcas partilham conhecimento sobre acesso a cadeias de valor internacionais

No dia 31 de maio, em São João da Madeira, várias marcas como Super Bock, Prio, Teka, Indra e ERT vão reunir-se para partilhar conhecimentos sobre como as pequenas e médias empresas (PME) podem aceder a grandes cadeias de valor internacionais por meio da transformação digital. O evento marca o encerramento do projeto Transtech, promovido pela PortusPark e TecParques, que envolveu mais de 700 empresas e profissionais em ações destinadas a aumentar a sua competitividade.

Encerramento do projeto Transtech e foco nas cadeias de valor internacionais

A sessão InovMeets, que ocorrerá no dia 31 de maio, marcará o encerramento do projeto Transtech. Este projeto foi promovido ao longo dos últimos dois anos pela PortusPark – Parques de Ciência & Tecnologia e Incubadoras da Região Norte e pela TecParques – Associação Portuguesa de Parques de Ciência e Tecnologia.

O encontro terá lugar na Torre da Oliva, em S. João da Madeira, e pretende disseminar entre as pequenas e médias empresas (PME) e os seus profissionais a experiência acumulada por grandes marcas nos seus processos de internacionalização e cooperação em escala global.

Setores-chave envolvidos e a sua importância na economia portuguesa

O encontro do dia 31 contará com oradores de organizações-chave de cada um dos cinco setores ou fileiras económicas em que o projeto Transtech esteve focado. Esses setores incluem Tecnologias de Informação e Comunicação, Indústrias e Tecnologias de Produção, Indústria Automóvel e Aeronáutica, Agroalimentar e Energia e Descarbonização. Esses setores foram escolhidos devido à sua importância e representatividade na economia portuguesa, bem como ao seu potencial internacional.

“Propusemo-nos sensibilizar as PME para os fatores essenciais dessa etapa da sua evolução, ajudando-as a definir os requisitos que devem cumprir, os processos específicos que precisam implementar, as certificações que terão que obter e determinados preceitos sociais e ambientais que devem seguir”, acrescenta Alexandre Rios, diretor da PortusPark.

Foco no aumento da capacidade de participação nas redes globais de abastecimento

O programa Transtech procura tornar as PME mais aptas a fazerem parte das redes globais de abastecimento. Após identificar as principais necessidades do tecido empresarial, o projeto concentrou-se em fornecer ferramentas para que essas empresas possam expandir os seus canais de distribuição com relativa facilidade. Os responsáveis pelo projeto estão confiantes no impacto positivo que a participação nessas cadeias de valor internacionais terá para as empresas envolvidas.

Partilha de dicas, boas práticas e erros a evitar

O encontro do dia 31 será dividido em cinco encontros temáticos, abordando diferentes setores económicos.

O objetivo desses encontros é partilhar boas práticas no processo de afirmação internacional, indicar erros a evitar e fornecer recomendações úteis que muitas vezes são desconhecidas ou negligenciadas nos primeiros passos dessa evolução.

No setor de Tecnologias de Informação e Comunicação, serão convidadas quatro marcas para partilharem o seu conhecimento: Indra, Tice, Neadvance e Incode2030. Os setores de Tecnologias de Produção, Aeronáutica e Automóvel, Energia e Descarbonização, e Indústria Agroalimentar também terão representantes de marcas experientes nos seus painéis temáticos.

Inscrições e informações adicionais

Os interessados em participar do último InovMeets do programa Transtech podem se inscrever através do site www.transtech.pt. Para obter informações adicionais, é possível entrar em contacto pelo e-mail geral@portuspark.org ou pelo telefone 229.431.690.

Se precisa de empresa de criação de conteúdo pode ver a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *