Arouca apresenta Associação de Apoio a Alcoólicos

Date:

Há uma nova associação em Arouca. Chama-se A4 – Associação de Apoio a Alcoólicos de Arouca e presta apoio a pessoas com problemas de alcoolismo. Será apresentada publicamente a 22 de novembro, pelas 9:30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, numa cerimónia presidida pela presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém. Nesta sessão, será também apresentado o projeto de inserção social e profissional (Re)Colher, desenvolvido pela A4, em parceria com o Município de Arouca, a ADRIMAG e a AGA – Associação Geoparque Arouca. Esta é uma iniciativa-piloto que pretende promover a integração no mercado de trabalho de pessoas com problemas de alcoolismo, tendo uma vertente agrícola.

Desde 2013 que a ADRIMAG efetua intervenção psicológica a pessoas com problemas ligados ao álcool, através do projeto (Re)Agir (Programa Contrato Local de Desenvolvimento Social de Terceira Geração/AroucaInclui). É este projeto que está assim na base da A4 .A A4 e o projeto (Re) Colher são respostas para um problema social que tem vindo a ser sinalizado pelos parceiros da Rede Social que contactam diretamente com as famílias de todo o concelho. Em Arouca, são 57 as pessoas com problemas de alcoolismo que, desde dezembro de 2015, estão a ser devidamente acompanhados e apoiados.

 

Sobre a Associação A4

A associação agora criada proporcionará intervenção psicológica e apoio social às pessoas com problemas de alcoolismo, e, através do projeto (Re) Colher, permitirá que os abstinentes tenham ocupação profissional, minimizando, assim, a probabilidade de recaída. A sua ação assentará em três pilares: a prevenção, o tratamento e o acompanhamento de indivíduos com problemas ligados ao álcool.

 

 Sobre o Projeto (Re)Colher

O projeto (Re)Colher tem como principais objetivos a promoção da integração social e profissional de indivíduos com problemas ligados ao álcool, o fomento da preservação do património cultural e o desenvolvimento das potencialidades agrícolas do concelho de Arouca. A ideia do projeto surgiu no decurso do trabalho desenvolvido no grupo terapêutico criado no âmbito do projeto (Re)Agir, tendo-se tornado patente a dificuldade de integração no mercado de trabalho de indivíduos abstinentes. Para minorar esta dificuldade, a A4, o Município de Arouca, a ADRIMAG e a AGA – Associação Geoparque Arouca uniram esforços e criaram uma resposta social inovadora, com ligação à prática agrícola: o projeto (Re)Colher.

 

 Programa:

9:30 | Abertura da sessão

Margarida Belém

Presidente da Câmara Municipal de Arouca

10:00 | «O alcoolismo! Que respostas?»

Equipa de Tratamento de Santa Maria da Feira | CRI Porto Central | ARS Norte, I.P.

10:45 | Apresentação da A4 – Associação de Apoio a Alcoólicos de Arouca

Joaquim Pinho Duarte

Presidente da Direção da A4

11:15 | Apresentação do projeto (Re) Colher

Sandra Duarte

Divisão de Desenvolvimento Social da Câmara Municipal de Arouca

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Lumen Vocis Ensemble Coral apresenta concerto “Das trevas à luz” na Branca

O Lumen Vocis Ensemble Coral apresenta no próximo 25...

Vila Nova de Gaia promove ações de sensibilização sobre o impacto dos ecrãs na saúde e educação

O projeto «Crescer Curioso», desenvolvido pela Mirabilis, vai percorrer...

Equipa da Ferreira de Castro conquista 3.º lugar na final da Game Jam: Fab Games

A equipa Log Bait, do Agrupamento de Escolas Ferreira...

Feira da Foda 2025: Monção celebra a tradição gastronómica com grande festa

A vila de Monção prepara-se para receber mais uma...