Com um programa de enorme envolvência e atualidade destaca-se da agenda o debate com os diversos agentes do impacto da nova lei dos baldios, as políticas nacionais e comunitárias, para além da promoção, defesa e desenvolvimento das áreas Baldias.
Os trabalhos que terão início pelas 9h45 e encerramento pelas 18h00 têm, na abertura, a representante do Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, bem como os presidentes do Município da Lousã, Freguesia da Lousã e Vilarinho, Assembleia dos Compartes dos Baldios e do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra.
Logo de seguida, e no primeiro bloco de comunicações, “A história dos Baldios, Legislação e Politicas Nacionais e Comunitárias” ocupará pouco mais de uma hora, seguida de uma breve pausa nos trabalhos. Já o segundo bloco do programa, “Promoção, Defesa e Desenvolvimento das áreas baldias”, com início pelas 11h30, será explicado por oradores ligados à história, legislação, gestão, promoção e desenvolvimento das áreas baldias.
Após o almoço, servido no Clube Recreativo Vilarinhense, “Os novos desafios do mundo rural” será o primeiro tema da tarde que abordará os procedimentos a ter na aquisição, preparação e aplicação dos produtos fitofarmacêuticos, bem como a legislação e incentivos para as atividades de animação turística.
A mesa redonda, prevista para as 16h30, na qual será debatida os “constrangimentos, desafios e potencialidades das áreas comunitárias”, com a moderação a cargo do Professor João Nunes (CES), tem como oradores o presidente Armando Carvalho da Federação Nacional dos Baldios (BALADI) e Luís Trota Presidente do CDB. Também o representante da Universidade de Vigo, Professor Xavier Fernández, Diretor Alberte Román da Cooperativa Trespés, bem como o jurista António Bica e a investigadora do CES Rita Serra, fazem parte do elenco interventivo.
As inscrições ou solicitação de informações poderão ser efetuadas através do correio eletrónico geral@baldiosvilarinho-lsa.pt ou pelo telefone 913815389.
Na opinião dos responsáveis do CDB organizador, é mais uma oportunidade para se fortalecer conhecimentos, onde os esclarecimentos irão enriquecer os diferentes temas do seminário do projeto comunitário como valorização na economia local.

