Albergaria-a-Velha assinala Mês da Prevenção dos Maus-tratos na Infância com várias atividades

Date:

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Albergaria-a-Velha assinala, em abril, o Mês da Prevenção dos Maus-tratos na Infância com um conjunto de atividades de sensibilização sobre a problemática da violência sobre alguém sob sua dependência ou guarda. As várias iniciativas agendadas contam com a parceria do Município de Albergaria-a-Velha, do Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha, da Associação de Infância Dona Teresa e da AHMA – Associação Humanitária Mão Amiga.

Na quarta-feira, dia 20 de abril, pelas 10h00, o plano de iniciativas arranca com a distribuição de laços azuis e da sua história, no Mercado Municipal e comércio local, numa ação que visa alertar a comunidade para a violência sobre as crianças. À tarde, pelas 14h30, o programa do Mês da Prevenção dos Maus-tratos na Infância é apresentado na Biblioteca Municipal, com dois momentos artísticos com as crianças da Associação de Infância D. Teresa e Clube de Campinho.

Ao longo do mês vão ser exibidas algumas curtas-metragens, seguidas de debate, nos estabelecimentos de ensino do Concelho. No dia 21, pelas 15h00, os alunos do Colégio de Albergaria podem ver um filme sobre o bullying; no dia 26, pelas 14h00, é exibida uma curta-metragem sobre a violência no namoro e violência doméstica no Conservatório de Música da Jobra; às 16h45, o Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha irá discutir o cyberbullying. A encerrar o ciclo, no dia 27, pelas 14h00, a curta-metragem sobre a violência no namoro e violência doméstica será apresentada no Colégio de Albergaria. A exibição dos filmes, com debate, é promovida pela Cáritas de Aveiro – Núcleo de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica.

O programa de atividades do Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância encerra a 29 de abril. De manhã, o Centro de Respostas Integradas de Aveiro dinamiza uma ação de formação sobre o tema “Comportamentos Aditivos e Dependências – Enquadramento Institucional”. Já no final do dia, pelas 18h45, os munícipes são convidados a construir um laço azul humano na Alameda 5 de Outubro.

Ao longo de todo o mês, as várias ações e a história do laço azul serão divulgadas pelo Canalb e pela Radioatividade, os canais de televisão e de rádio online do Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha. Haverá ainda a distribuição de diverso material informativo em vários locais do Concelho e uma exposição de laços azuis gigantes elaborados pelas IPSS, escolas e outras entidades.

A Prevenção dos Maus Tratos na Infância está associada ao laço de cor azul desde 1989, quando uma avó norte-americana, Bonnie Finney, colocou uma fita azul no carro para despertar a curiosidade das pessoas. Quando questionada, Finney relatava a violência e maus tratos que os seus netos foram sujeitos pelos próprios pais, acabando por originar um movimento internacional de prevenção.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Lumen Vocis Ensemble Coral apresenta concerto “Das trevas à luz” na Branca

O Lumen Vocis Ensemble Coral apresenta no próximo 25...

Vila Nova de Gaia promove ações de sensibilização sobre o impacto dos ecrãs na saúde e educação

O projeto «Crescer Curioso», desenvolvido pela Mirabilis, vai percorrer...

Equipa da Ferreira de Castro conquista 3.º lugar na final da Game Jam: Fab Games

A equipa Log Bait, do Agrupamento de Escolas Ferreira...

Feira da Foda 2025: Monção celebra a tradição gastronómica com grande festa

A vila de Monção prepara-se para receber mais uma...