Problemas e Oportunidades dos Centros Históricos debatidos em Évora

Date:

Anexo_MesaA Câmara Municipal de Évora promoveu ontem, dia 16, o Encontro Técnico Centros Históricos – Problemas e Oportunidades, no Edifício dos Paços do Concelho. Este foi o terceiro encontro sobre a temática do Planeamento Para Os Conjuntos Classificados e, à semelhança dos anteriores, foi aberto a técnicos, especialistas, estudantes e à população em geral.

O debate teve a moderação de Celestino David, representante do Grupo Pró-Évora, e contou com as participações de Alexandra Gesta, arquiteta, com trabalho desenvolvido no Gabinete do Centro Histórico da Câmara Municipal de Guimarães, e Jorge Silva, arquiteto-urbanista com uma larga experiência em planeamento urbano e territorial e na elaboração de instrumentos específicos de gestão para Centros Históricos. Eduardo Luciano, Vereador do Pelouro do Urbanismo e da Cultura da Câmara Municipal de Évora, fez a abertura da sessão.

A eventual criação de uma zona tampão para o centro histórico de Évora foi o foco das intervenções dos oradores convidados. Jorge Silva defendeu mesmo que a elaboração de Planos de Pormenor não defende os interesses do património assumindo-se estes, ao invés, como obstáculos devido à sua rigidez. Alexandra Gesta, por seu lado, alertou para a promiscuidade entre poder político e privados, salientando ainda a falta de verbas para intervir.

Através destes Encontros, a Câmara Municipal de Évora procurou obter contributos válidos, de especialistas e da população em geral, para a reavaliação, e/ou criação, dos instrumentos de planeamento do Centro Histórico que tem em curso.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Lumen Vocis Ensemble Coral apresenta concerto “Das trevas à luz” na Branca

O Lumen Vocis Ensemble Coral apresenta no próximo 25...

Vila Nova de Gaia promove ações de sensibilização sobre o impacto dos ecrãs na saúde e educação

O projeto «Crescer Curioso», desenvolvido pela Mirabilis, vai percorrer...

Equipa da Ferreira de Castro conquista 3.º lugar na final da Game Jam: Fab Games

A equipa Log Bait, do Agrupamento de Escolas Ferreira...

Feira da Foda 2025: Monção celebra a tradição gastronómica com grande festa

A vila de Monção prepara-se para receber mais uma...