Reviver a música de Abril na noite de sexta-feira em Tomar

Date:

25abrilQuase tanto como os cravos vermelhos, a música esteve sempre especialmente associada à resistência antifascista e ao período revolucionário. Daí que as comemorações do 25 de Abril contem inevitavelmente com uma forte componente musical.

É o caso, mais uma vez, em Tomar, onde as portas do Cine-Teatro Paraíso se vão abrir, livremente, a todos os que as queiram relembrar ou ficar a conhecer no espectáculo “Canta-me como foi”, protagonizado pela Tuna Sabes Cantar, da Escola Secundária Santa Maria do Olival, com o subtítulo “Sopram ventos adversos”. Às 21h30 de sexta-feira, dia 24, com entrada gratuita.

Lançada a senha musical durante a noite, as comemorações do 41º aniversário da Revolução prosseguem durante o dia 25 de Abril, tendo o seu ponto central na sessão solene da Assembleia Municipal a decorrer no salão nobre a partir das 10 horas da manhã. A cerimónia incluirá também um momento musical e a entrega de prémios do concurso “Poesia em Abril”, iniciativa do Município que pretendeu promover entre os jovens do concelho a reflexão sobre os ideais que conduziram à implementação da democracia em Portugal.

Foi também na rua que se fez a festa em 1974 e é aí que ela igualmente se comemora, logo desde a manhã com o rio Nabão a ser animado com nautimodelismo (na zona do açude entre o Mouchão e o Estádio).

Será também na zona ribeirinha que a festa prossegue durante a tarde, a partir das 14h45, com a abertura do Doce Passeio Doce, mostra e venda de doces tradicionais que ajudará a alimentar o espírito e a boa disposição até às 18h30, no jardim da Várzea Pequena.

Aí decorrerão também, ao longo da tarde, um conjunto de actuações: Banda da Sociedade Filarmónica Payalvense Manoel de Mattos, Rancho Folclórico “Os Camponeses” de Minjoelho, Sociedade Banda Republicana Marcial Nabantina, Sociedade Filarmónica Gualdim Pais, Rancho Folclórico S. Miguel de Carregueiros e Banda da Sociedade Recreativa e Musical da Pedreira. Paralelamente, a partir das 15h00, decorrem no vizinho Mouchão diversas actividades desportivas, que se prolongam pela tarde.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Alunos da Jobra enchem a Sala Suggia num concerto onde a água foi som, memória e esperança

A Sala Suggia da Casa da Música esgotou para...

Lumen Vocis Ensemble Coral apresenta concerto “Das trevas à luz” na Branca

O Lumen Vocis Ensemble Coral apresenta no próximo 25...

Vila Nova de Gaia promove ações de sensibilização sobre o impacto dos ecrãs na saúde e educação

O projeto «Crescer Curioso», desenvolvido pela Mirabilis, vai percorrer...

Equipa da Ferreira de Castro conquista 3.º lugar na final da Game Jam: Fab Games

A equipa Log Bait, do Agrupamento de Escolas Ferreira...