A cidade de Guimarães foi selecionada pela Comissão de Avaliação da ACES Europe (European Capitals and Cities of Sport Federation) como a “Melhor Cidade Europeia do Desporto 2013”, na primeira vez que este prémio é atribuído e perante 9 cidades candidatas.
A distinção teve por objetivo reconhecer o trabalho desenvolvido pelas cidades em prol do desporto para todos, elevando os padrões de exigência e qualidade na programação e atividades organizadas pelas CED 2013. Além de Guimarães, concorreram as restantes oito cidades titulares deste estatuto em 2013: Cremona, Modena, Alba, Reggio Calábria, Lorca, Castelldefels, Estepona e Lisburn.
O dossiê de candidatura contemplou um relatório referente a nove meses de trabalho já executado e três meses de trabalho em agenda, a par de um vídeo de balanço. O júri independente foi composto pela Sports Foundation of Valencia e pelo European Observatory of Best Sport Practices, convocado para avaliar o trabalho das Cidades Europeias do Desporto 2013.
“A atribuição deste título é o reconhecimento a nível internacional de que, de facto, hoje, Guimarães ombreia com todas ou qualquer cidade europeia naquilo que diz respeito à promoção da atividade física e do desporto. Foi um ano absolutamente excecional com um conjunto notável de eventos e de ações, que envolveu mais de 100 instituições, associações e clubes locais, que teve a participação de mais de 70 mil atletas em mais de 250 dias de atividade, 400 voluntários envolvidos e 36 modalidades desportivas praticadas!”, comentou Amadeu Portilha, titular da pasta do Desporto na Câmara Municipal de Guimarães e Presidente da Comissão Executiva da Cidade Europeia do Desporto.
“Foi um ano de excelência para Guimarães, que consolidou, uma vez mais, a sua imagem internacional pela força da excelente organização dos eventos que acolheu na sua cidade. Este é o reconhecimento de que estamos no bom caminho e, acima de tudo, é o reconhecimento de que Guimarães, hoje, é uma cidade moderna e preparada para acolher, organizar e promover qualquer actividade, seja a que nível for”, acrescentou ainda Amadeu Portilha, “orgulhoso pelo título alcançado pelos vimaranenses”.
O prémio “Bandeira de Ouro ECS2013” será entregue no próximo dia 06 de novembro, pelas 16 horas, no Parlamento Europeu, em Bruxelas, onde estará presente uma delegação de Guimarães.

