Centro de Medicina Física internacionaliza Complexo Desportivo e traz novas especialidades médicas para VRSA

Date:

Assinatura contrato_Centro Internacional de Medicina Física e Reabilitação_2O município de Vila Real de Santo António, através da empresa municipal Sociedade de Gestão Urbana (VRSA SGU – EM), formalizou, com o Hospital Particular do Algarve, na sexta-feira, a assinatura do contrato de exploração e gestão do futuro Centro Internacional de Medicina Física e Reabilitação Luso-Cubano de VRSA.

 

O centro médico, que será inaugurado no início de 2014, ficará localizado na nave do Complexo Desportivo de VRSA e dará apoio ao treino de alta competição e às centenas de estágios desportivos ali realizados, promovendo a reabilitação de atletas e a maximização da performance das equipas.

 

A estrutura dá seguimento aos acordos de cooperação já estabelecidos – desde 2008 – entre os serviços de saúde da República de Cuba e o Município de VRSA, beneficiando ainda do know-how de médicos especialistas, terapeutas e profissionais nas áreas da medicina física e reabilitação.

 

Além da vertente desportiva, o equipamento terá a valência de centro médico, permitindo a oferta de serviços e especialidades médicas até agora indisponíveis em VRSA e nos municípios do Leste algarvio.

 

Para Luís Gomes, presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, o centro médico «contribuirá definitivamente para o processo de internacionalização do Complexo Desportivo, hoje já procurado por atletas olímpicas de topo, oferecendo serviços médico-desportivos únicos no país e pioneiros no contexto europeu».

 

«Ao mesmo tempo, estamos a contribuir para a melhoria da saúde da população de VRSA e do Algarve, que, de uma forma inovadora, passa a ter acesso a um número significativo de novas especialidades médicas e serviços inovadores», continua Luís Gomes.

 

O futuro espaço médico ficará repartido por dois pisos do Complexo Desportivo onde se incluem três gabinetes de consultas, três salas de tratamentos, medicina física e reabilitação, uma sala de raio-x, um gabinete de enfermagem, uma sala de observação e três gabinetes de consultas de especialidade.

 

Beneficiará ainda de um serviço de atendimento permanente com médico, enfermeiro e auxiliar de ação médica, resposta imediata de raio-x, ecografia, análises clínicas, meios complementares de diagnóstico e pequena cirurgia.

 

Terá uma vasta oferta de consultas externas como nutrição, pediatria, dermatologia, reumatologia, urologia, obstetrícia, clínica geral, otorrinolaringologia, psicologia, oftalmologia, reumatologia, entre outras especialidades.

 

A assinatura do contrato de exploração e gestão do futuro Centro Internacional de Medicina Física e Reabilitação de VRSA contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de VRSA e também presidente do Conselho de Administração da SGU, Luís Gomes; do Presidente do Conselho de Administração do Hospital Particular do Algarve (HPA), João Silvério Fernandes Bacalhau; do Vogal do Conselho de Administração do HPA, Artur Fernando Bacalhau; e da embaixadora de Cuba em Portugal, Johana Tablada de la Torre.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Lumen Vocis Ensemble Coral apresenta concerto “Das trevas à luz” na Branca

O Lumen Vocis Ensemble Coral apresenta no próximo 25...

Vila Nova de Gaia promove ações de sensibilização sobre o impacto dos ecrãs na saúde e educação

O projeto «Crescer Curioso», desenvolvido pela Mirabilis, vai percorrer...

Equipa da Ferreira de Castro conquista 3.º lugar na final da Game Jam: Fab Games

A equipa Log Bait, do Agrupamento de Escolas Ferreira...

Feira da Foda 2025: Monção celebra a tradição gastronómica com grande festa

A vila de Monção prepara-se para receber mais uma...