Quatro cidades reúnem na Marinha Grande

Date:

Cerca de 30 professores e técnicos dos municípios geminados de Marinha Grande, Fundão, Montemor-o-Novo e Vila Real de Santo António, participaram na reunião de avaliação intercalar do Projecto Educativo “À Descoberta das 4 Cidades”, que decorreu nos dias 27 e 28 de Janeiro, em São Pedro de Moel, por organização da Câmara Municipal da Marinha Grande.

O encontro, que contou também com a presença das Vereadoras da Educação dos Municípios de Marinha Grande, Fundão e Vila Real de Santo António, serviu para avaliar os materiais já produzidos no âmbito da acção “Bicharada, ervas e companhia” e aprovar o programa oficial das comemorações do aniversário de elevação à categoria de cidade que se celebra a 11 de Março e que, este ano, decorre na Marinha Grande.

“Projecto “À Descoberta das 4 Cidades”

O projecto “À Descoberta das 4 Cidades” tem assumido ano após ano um carácter de investigação, indo à procura daquilo que é desconhecido em cada uma das cidades irmãs, bem como da sua singularidade enquanto espaços diferenciados e, paralelamente, pesquisando elementos capazes de unir aspectos gastronómicos, de lazer, de património, sem descurar os aspectos da natureza que rodeiam cada uma das nossas cidades.

O projecto tem como objectivos:

– Fomentar o conhecimento sobre as cidades geminadas, recorrendo a visitas de estudo;

– Fazer novos amigos e reforçar laços de amizade já existentes;

– Promover o intercâmbio escrito entre as escolas envolvidas no projecto;

– Participar de forma activa nas comemorações do aniversário das 4 cidades, celebrado a 11 de Março;

– Juntamente com as câmaras municipais, mobilizar os respectivos Governos Civis, no sentido de promover uma visita guiada às suas instalações e conhecer um pouco o funcionamento desta estrutura descentralizada do poder central;

– Realizar uma visita à Assembleia da República, permitida aos alunos e professores que participam no último ano do projecto;

– Contribuir para que as aprendizagens se façam de forma inclusiva, criativa e participativa;

– Participar  de uma forma empenhada na acção educativa “Bicharada, Ervas e Companhia”.

“Bicharada, Ervas e Companhia”

“Bicharada, Ervas e Companhia – À descoberta da fauna e flora das 4 cidades” é a proposta que este projecto assumirá nos próximos três anos lectivos.

Contribuir para um conhecimento mais perfeito da região onde cada um vive, bem como das cidades ligadas por este projecto de geminação das 4 cidades, através do conhecimento da sua fauna, flora, dos sons que preenchem o dia-a-dia, é o maior desafio.

Esta acção visará: identificar as áreas protegidas em cada concelho; identificar as principais espécies de fauna e flora; pesquisar habitats, descrição, hábitos; pesquisar usos humanos associados; pesquisar contos, provérbios, lengalengas, cantigas, versos com plantas, animais.

No presente ano lectivo, o primeiro ano do projecto conta com a participação das seguintes escolas básicas do 1º ciclo (EB1): João Beare (Marinha Grande), Peroviseu e Santa Teresinha (Fundão), São Mateus e nº 2 de Montemor-o-Novo (Montemor-o-Novo) e Santo António (Vila Real de Santo António). O terceiro ano do projecto integra as EB1 da Praia da Vieira (Marinha Grande), Atalaias (Fundão) e São Cristóvão (Montemor-o-Novo).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Lumen Vocis Ensemble Coral apresenta concerto “Das trevas à luz” na Branca

O Lumen Vocis Ensemble Coral apresenta no próximo 25...

Vila Nova de Gaia promove ações de sensibilização sobre o impacto dos ecrãs na saúde e educação

O projeto «Crescer Curioso», desenvolvido pela Mirabilis, vai percorrer...

Equipa da Ferreira de Castro conquista 3.º lugar na final da Game Jam: Fab Games

A equipa Log Bait, do Agrupamento de Escolas Ferreira...

Feira da Foda 2025: Monção celebra a tradição gastronómica com grande festa

A vila de Monção prepara-se para receber mais uma...