Sessão de Jazz “Miles Davis, o Camaleão do Jazz” – Castro Verde

Date:

Numa organização conjunta do Clube de Jazz do Conservatório Regional do Baixo Alentejo e da Câmara Municipal de Castro Verde, o Fórum Municipal de Castro Verde recebe, no próximo dia 15 de Janeiro, pelas 21h30 a Sessão de Jazz “Miles Davis, o Camaleão do Jazz”.Pela mão do divulgador e crítico de jazz António Branco, os participantes nesta sessão viajarão pelo percurso do músico Miles Davis, um dos nomes mais importantes do género musical e, sem dúvida, o mais camelónico de todos eles.
 

Miles Davis soube sempre estar à frente do seu tempo. Nunca teve reservas em experimentar novos terrenos, em fundir a sua música com outras. Marcou com o seu génio diversas fases da música afro-americana, desde os anos 40 até ao final da década de 80. Bebop, cool, hard-bop, jazz modal, jazz-rock, e mesmo aventuras com as electrónicas foram campos de exploração do músico.
Integrou uma linhagem de trompetistas de jazz, que começou em Buddy Bolden e que depois evoluiu com King Oliver, Louis Armstrong, Roy Eldridge e Dizzy Gillespie. Pela sua mão tornaram-se conhecidos muitos dos nomes que viriam a marcar o jazz da segunda metade do século XX: John Coltrane, Sam Rivers, Keith Jarrett, George Coleman, Kenny Garrett, entre muitos outros.
Na sequência do Curso Livre “Jazz, de A a Z – Um Percurso pela História do Jazz”, realizado em Castro Verde, a Câmara Municipal de Castro Verde e o Clube de Jazz do CRBA voltam a organizar uma Sessão dedicada ao jazz e a um dos nomes mais emblemáticos deste género musical.
António Branco
Natural de Beja, António Branco é divulgador e crítico de jazz. Há já alguns anos que vem colaborando em diversos órgãos de comunicação social, locais e nacionais, nomeadamente na “jazz.pt” – a única revista portuguesa especializada em jazz, com publicação actual. Desde Janeiro de 2004 que é responsável pelo blogue “Improvisos ao Sul” e pela rubrica com o mesmo nome que mantém diariamente na Rádio Voz da Planície, em Beja. É autor das liner notes de vários discos de jazz e colabora em diversos sites ligados a esta temática musical. É ainda dinamizador de alguns cursos livres, tendo já participado em projectos pedagógicos junto de várias escolas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Lumen Vocis Ensemble Coral apresenta concerto “Das trevas à luz” na Branca

O Lumen Vocis Ensemble Coral apresenta no próximo 25...

Vila Nova de Gaia promove ações de sensibilização sobre o impacto dos ecrãs na saúde e educação

O projeto «Crescer Curioso», desenvolvido pela Mirabilis, vai percorrer...

Equipa da Ferreira de Castro conquista 3.º lugar na final da Game Jam: Fab Games

A equipa Log Bait, do Agrupamento de Escolas Ferreira...

Feira da Foda 2025: Monção celebra a tradição gastronómica com grande festa

A vila de Monção prepara-se para receber mais uma...