Águas de S. João com menores níveis de perdas do que a média nacional

Date:

A empresa Águas de S. João está, pela primeira vez, no grupo de Entidades Gestoras nacionais com um nível de água não faturada – designação para perdas – cuja qualidade de serviço é considerada “Boa”. Esta classificação é atribuída pela Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Saneamento (ERSAR) e fixa o patamar de 20% de água desperdiçada em perdas como sendo um valor de referência a atingir, enquanto a média nacional se situa atualmente nos 30%.

Conforme se pode verificar no gráfico infra, a percentagem de água não faturada da Águas de S. João, E.M., S.A., sofreu uma evolução favorável a partir de 2018, deixando de acompanhar a média nacional e alcançando o limiar estipulado pela ERSAR (20%) como primeiro valor de qualidade ao nível de perdas.

Na base desta redução está o investimento continuado na remodelação da rede de abastecimento de água, que a empresa municipal tem vindo a efetuar e que começa agora a produzir efeitos duradouros e sustentáveis. Nesta política, enquadram-se uma série de intervenções já realizadas nos últimos anos, em várias zonas da cidade.

De momento, a Águas de S. João prevê uma melhoria deste índice assim que a atual empreitada de modernização da rede este já concluída, dado que, a este respeito, se está a proceder à substituição de condutas nas zonas do Parque dos Milagres, Avenida do Brasil e Santo Estevão e implementação de um novo sistema de monitorização de perdas.

Esta é uma operação do programa Eficiência Hídrica no âmbito do POSEUR, que incidirá, na sua globalidade, em mais de 4.500 metros da rede de abastecimento do concelho, estando contemplada a remodelação de 132 ramais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Alunos da Jobra enchem a Sala Suggia num concerto onde a água foi som, memória e esperança

A Sala Suggia da Casa da Música esgotou para...

Lumen Vocis Ensemble Coral apresenta concerto “Das trevas à luz” na Branca

O Lumen Vocis Ensemble Coral apresenta no próximo 25...

Vila Nova de Gaia promove ações de sensibilização sobre o impacto dos ecrãs na saúde e educação

O projeto «Crescer Curioso», desenvolvido pela Mirabilis, vai percorrer...

Equipa da Ferreira de Castro conquista 3.º lugar na final da Game Jam: Fab Games

A equipa Log Bait, do Agrupamento de Escolas Ferreira...