Celorico de Basto, Sociedade

A CPCJ de Celorico de Basto campanha de sensibilização para os maus tratos na infância

A CPCJ de Celorico de Basto lança campanha de sensibilização direcionada aos maus tratos na infância associada à campanha da Comissão Nacional “abril, mês da prevenção dos maus tratos na infância” que incide no slogan “Serei o que me deres… que seja amor!”.

A campanha da CPCJ de Celorico de Basto incide, numa primeira fase, na distribuição de cartazes informativos e na colocação de laços azuis nos edifícios públicos e entidades obrigatoriamente representadas na Comissão de Proteção de Crianças e Jovens – município, educação, segurança social, saúde, entre outras. No final do mês, a 29, será realizada a Caminhada noturna “Entre Laços e Pirilampos” envolvendo a participação da comunidade.

 Para a Presidente da CPCJ de Celorico de Basto, Helena Martinho, é objetivo sensibilizar para uma problemática que “infelizmente ainda se observa de forma recorrente e que põe em causa o desenvolvimento saudável das nossas crianças. Felizmente as instituições de primeira intervenção estão mais sensibilizadas para estas situações e por isso desenvolvem ações de sensibilização de forma mais recorrente e consciente promovendo comportamentos saudáveis e uma intervenção mais assertiva contribuindo positivamente para inverter situações que poderiam ser de risco”. Helena Martinho disse-nos que “esta é uma campanha que acontece todos os anos e que pretende ser interventiva em toda a linha promovendo iniciativas para consciencializar e sensibilizar para a problemática incentivando a comportamentos saudáveis com o slogan como incentivo “serei o que me deres… que seja Amor!”.

Esta campanha surgiu quando em 1989, uma mulher norte americana (Bonnie Finney) amarrou uma fita azul na antena do carro, em homenagem ao seu neto, vítima mortal de maus-tratos. Com esse gesto quis “fazer com que as pessoas se questionassem”. A repercussão desta iniciativa foi de tal ordem que abril passou a ser o Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância. E a cor azul funciona como um alerta constante, para lutar pela proteção das crianças.

 O Município de Celorico de Baso como entidade integrante na CPCJ e parceiro nas ações desenvolvidas mostra-se, pelas palavras da Vereadora da Ação social, Maria José Marinho, muito recetivo a estas campanhas quando está em causa “proteger as crianças para que cresçam saudáveis e felizes. É importante desenvolver campanhas que foquem no problema e que levem à alteração de comportamentos e mentalidades. E, neste sentido, a CPCJ tem tido um papel preponderante no que concerne à sensibilização contra os maus tratos, mostrando-se atenta ao problema mas também à forma como o evitar contribuindo positivamente para a irradicação dos maus tratos na infância”.

Se precisa de empresas de web design pode consultar a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *