Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorrectamente. O carregamento da tradução para o domínio td-cloud-library foi accionado demasiado cedo. Isto é normalmente um indicador de que algum código no plugin ou tema está a ser executado demasiado cedo. As traduções devem ser carregadas na acção init ou mais tarde. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/metronewspt/metronews.pt/wp-includes/functions.php on line 6121
Marinha Grande comemorou o 34º aniversário como cidade

Marinha Grande comemorou o 34º aniversário como cidade

Date:

A Marinha Grande comemorou o 34º aniversário da sua elevação a cidade, esta sexta-feira, 11 de março, através de atividades dirigidas à população e que envolveram as restantes cidades irmãs.

As comemorações começaram de manhã, em simultaneamente nas quatro cidades irmãs, elevadas a cidade no mesmo dia, em 11 de março de 1988: Marinha Grande, Fundão, Montemor-o-Novo e Vila Real de Santo António.

O programa da Marinha Grande incluiu a concentração na Praça Stephens, para o hastear das bandeiras, e a sessão comemorativa realizada no Auditório da Resinagem, que contou com a intervenção do presidente da Câmara da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, e com a presença do presidente da Assembleia Municipal, Aníbal Curto Ribeiro, dos vereadores Ana Alves Monteiro, João Brito e António Fragoso, entidades locais, crianças e professores das Escolas EB da Comeira e EB Guilherme Stephens que integram o projeto educativo «À Descoberta das 4 Cidades».

Na sessão comemorativa, o presidente Aurélio Ferreira recordou que, “ao longo destes 34 anos, os municípios geminados têm feito um percurso de crescimento, amadurecimento e evolução. A sua geminação permitiu que estabelecessem uma verdadeira irmandade, que une instituições e, o mais importante, pessoas”.

Agradeceu o empenho de autarcas, técnicos municipais, empresários, professores, alunos e cidadãos anónimos, que têm tornado tão expressiva a relação entre estes municípios, nas mais diversas áreas, sobretudo mantendo ativo o projeto educativo “À Descoberta das 4 Cidades”, que “tem assumido um carácter de investigação, indo à procura daquilo que é desconhecido em cada uma das terras irmãs, bem como da sua singularidade enquanto espaços diferenciados”.

O presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande referiu que os alunos e professores do concelho que participam neste projeto “são os verdadeiros embaixadores da nossa terra e que, de forma acrescida, têm a oportunidade de conhecer o Fundão, Montemor-o-Novo e Vila Real de Santo António”.

Apelou a que estas crianças, quando receberem ou visitarem os colegas das cidades irmãs lhes recordem que, “2022 foi declarado pela Organização das Nações Unidas como o Ano Internacional do Vidro e que a Marinha Grande é a Capital Nacional do Vidro” e que os informem “que foi a partir da indústria de vidros, que surgiram outras atividades económicas importantes, como a produção de moldes e plásticos que, no seu conjunto, fazem hoje a Marinha um território industrial muito Grande, que faz justiça ao seu próprio nome”.

Realizou-se ainda um Fórum online, transmitido nas redes sociais, que teve a participação dos presidentes de Câmara das quatro cidades. Foram debatidos temas como a importância das geminações enquanto contributo para a criação de sinergias e potenciador de projetos inovadores no desenvolvimento dos Municípios; o projeto “À Descoberta das 4 Cidades” enquanto exemplo unificador de ideias, parcerias e boas práticas; entre outros assuntos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Vila Nova de Gaia promove ações de sensibilização sobre o impacto dos ecrãs na saúde e educação

O projeto «Crescer Curioso», desenvolvido pela Mirabilis, vai percorrer...

Equipa da Ferreira de Castro conquista 3.º lugar na final da Game Jam: Fab Games

A equipa Log Bait, do Agrupamento de Escolas Ferreira...

Feira da Foda 2025: Monção celebra a tradição gastronómica com grande festa

A vila de Monção prepara-se para receber mais uma...

Trevobox leva a emoção das encomendas perdidas ao Porto

A Trevobox, uma start-up algarvia com uma visão inovadora,...