Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorrectamente. O carregamento da tradução para o domínio td-cloud-library foi accionado demasiado cedo. Isto é normalmente um indicador de que algum código no plugin ou tema está a ser executado demasiado cedo. As traduções devem ser carregadas na acção init ou mais tarde. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/metronewspt/metronews.pt/wp-includes/functions.php on line 6121
Festival da Lampreia de Mação entre 1 de março a 17 de abril

Festival da Lampreia de Mação entre 1 de março a 17 de abril

Date:

Saborear o magnífico Arroz de Lampreia do Concelho de Mação é o convite que lhe fazemos no âmbito do Festival da Lampreia, que este ano decorre entre 1 de março a 17 de abril. Uma iniciativa da Câmara Municipal de Mação que, nesta edição, conta com a parceria de oito restaurantes do Concelho e o apoio da Pinhal Maior.

O Festival da Lampreia de 2022 foi apresentado esta segunda-feira, 21 de fevereiro 2022. O Presidente da Câmara Municipal de Mação, Vasco Estrela, referiu que a aposta neste Festival é a de promover não só este prato típico, mas também os próprios espaços de restauração e, no fundo, todo o Concelho.

Sendo um ano atípico, Vasco Estrela disse que “estamos conscientes do ano que estamos a viver em termos climatéricos e a dificuldade em ter lampreia no Rio Tejo é uma evidência, mas achámos que valia a pena fazer o Festival e aderiram oito restaurantes que vão oferecer este prato nas condições que cada um propôs, como por exemplo, nos dias que cada um indicou”.

Referiu ainda que a aquisição de lampreia pelos restaurantes é feita pelos canais que cada um conhece, tal como sempre foi. A tradição manter-se-á nos sabores e nas especificidades da iguaria, tão procurada nesta altura do ano.

A realidade, frisou Vasco Estrela, é que há sempre muitas pessoas que esperam e querem vir comer Lampreia a Mação, tanto mais agora que já voltamos a viver com alguma normalidade.

A Câmara Municipal de Mação oferecerá a cada restaurante aderente o presunto, o azeite e as azeitonas para que, quem vem, conheça melhor alguns dos nossos produtos. Toda a promoção e divulgação do evento é também assegurada pela Autarquia.

Vasco Estrela referiu ainda que, logo no primeiro mandato, assumiu a vontade de que o Concelho de Mação se virasse para o Rio Tejo, sendo que este é mais um passo para que isso aconteça, a par de projetos implementados e a implementar, como os Passadiços a ser inaugurados este semana, em Ortiga, ou o Núcleo Museológico de Ortiga já em funcionamento e cujo elementos central é o Rio Tejo.

Durante cerca de um mês e meio a Lampreia será rainha nos restaurantes aderentes e se nunca provou este prato típico, esta será uma ótima oportunidade para o fazer.

Restaurantes aderentes:

A Lena – Ortiga – 241 573 457 /926 347 974 / 917 792 996

Todos os dias – almoço, com reserva

Avenida (Pica-Fino) – Mação – 241 572 585 / 966 225 784

Todos os dias – almoço e jantar, com reserva

(encerra à segunda-feira)

A Reta Café Restaurante – Mação – 969 459 660

Segunda-feira a sábado – almoço e jantar

Domingo –com reserva

Churrasqueira Norberto – Mação – 962 602 382

Segunda a sexta-feira – almoço, com reserva

(encerra sábados e domingos)

O Bigodes – Ortiga – 241 571 230 / 964 677 705

Todos os dias – almoço e jantar

(encerra à quarta-feira)

O Godinho – Mação – 241 572 874 / 962 536 310

Todos os dias – almoço, com reserva

(encerra ao domingo)

O Pescador – Mação – 241 573 180 / 934 244 472

Sábados e domingos, ao almoço, com reserva

(encerra domingo ao jantar e segunda-feira todo o dia)

Solar do Moinho – Cardigos – 274 866 505 / 969 513 633

Segunda a sexta-feira – almoço, com reserva

Sábados – almoço e jantar, com reserva

A excelência do famoso e tradicional Arroz de Lampreia de Mação é sobejamente conhecida e reconhecida pela forma única e especial como é confecionado: em Mação o arroz é feito com o sangue da lampreia e servido separado da mesma, oferecendo sabores inconfundíveis que vai com toda a certeza querer provar.

São inúmeros os comensais que, anualmente, se deslocam de todos os pontos do País para, no nosso Município, degustarem os melhores e mais típicos sabores do nosso Arroz de Lampreia.

Refira-se que a fama da lampreia vem de longe, assim como a sua história, que se cruza com a do Rio Tejo e as gentes de Mação, sobretudo da Freguesia de Ortiga, onde ainda existem vários pescadores. A excelência da lampreia e do peixe do rio, assim como dos pratos que aqui se confecionam têm feito do Concelho, ao longo dos tempos, um ponto de referência a nível nacional.

A par do inesquecível Arroz de Lampreia que por aqui se confeciona, os apreciadores da iguaria terão também a oportunidade de degustar outros produtos endógenos que a Câmara Municipal de Mação irá disponibilizar aos restaurantes durante o período desta iniciativa, fazendo deste um Festival de saberes e sabores!

Saiba tudo em www.cm-macao.pt ou no Facebook do Município de Mação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Vila Nova de Gaia promove ações de sensibilização sobre o impacto dos ecrãs na saúde e educação

O projeto «Crescer Curioso», desenvolvido pela Mirabilis, vai percorrer...

Equipa da Ferreira de Castro conquista 3.º lugar na final da Game Jam: Fab Games

A equipa Log Bait, do Agrupamento de Escolas Ferreira...

Feira da Foda 2025: Monção celebra a tradição gastronómica com grande festa

A vila de Monção prepara-se para receber mais uma...

Trevobox leva a emoção das encomendas perdidas ao Porto

A Trevobox, uma start-up algarvia com uma visão inovadora,...