Mação, Turismo

Festival da Lampreia de Mação entre 1 de março a 17 de abril

Saborear o magnífico Arroz de Lampreia do Concelho de Mação é o convite que lhe fazemos no âmbito do Festival da Lampreia, que este ano decorre entre 1 de março a 17 de abril. Uma iniciativa da Câmara Municipal de Mação que, nesta edição, conta com a parceria de oito restaurantes do Concelho e o apoio da Pinhal Maior.

O Festival da Lampreia de 2022 foi apresentado esta segunda-feira, 21 de fevereiro 2022. O Presidente da Câmara Municipal de Mação, Vasco Estrela, referiu que a aposta neste Festival é a de promover não só este prato típico, mas também os próprios espaços de restauração e, no fundo, todo o Concelho.

Sendo um ano atípico, Vasco Estrela disse que “estamos conscientes do ano que estamos a viver em termos climatéricos e a dificuldade em ter lampreia no Rio Tejo é uma evidência, mas achámos que valia a pena fazer o Festival e aderiram oito restaurantes que vão oferecer este prato nas condições que cada um propôs, como por exemplo, nos dias que cada um indicou”.

Referiu ainda que a aquisição de lampreia pelos restaurantes é feita pelos canais que cada um conhece, tal como sempre foi. A tradição manter-se-á nos sabores e nas especificidades da iguaria, tão procurada nesta altura do ano.

A realidade, frisou Vasco Estrela, é que há sempre muitas pessoas que esperam e querem vir comer Lampreia a Mação, tanto mais agora que já voltamos a viver com alguma normalidade.

A Câmara Municipal de Mação oferecerá a cada restaurante aderente o presunto, o azeite e as azeitonas para que, quem vem, conheça melhor alguns dos nossos produtos. Toda a promoção e divulgação do evento é também assegurada pela Autarquia.

Vasco Estrela referiu ainda que, logo no primeiro mandato, assumiu a vontade de que o Concelho de Mação se virasse para o Rio Tejo, sendo que este é mais um passo para que isso aconteça, a par de projetos implementados e a implementar, como os Passadiços a ser inaugurados este semana, em Ortiga, ou o Núcleo Museológico de Ortiga já em funcionamento e cujo elementos central é o Rio Tejo.

Durante cerca de um mês e meio a Lampreia será rainha nos restaurantes aderentes e se nunca provou este prato típico, esta será uma ótima oportunidade para o fazer.

Restaurantes aderentes:

A Lena – Ortiga – 241 573 457 /926 347 974 / 917 792 996

Todos os dias – almoço, com reserva

Avenida (Pica-Fino) – Mação – 241 572 585 / 966 225 784

Todos os dias – almoço e jantar, com reserva

(encerra à segunda-feira)

A Reta Café Restaurante – Mação – 969 459 660

Segunda-feira a sábado – almoço e jantar

Domingo –com reserva

Churrasqueira Norberto – Mação – 962 602 382

Segunda a sexta-feira – almoço, com reserva

(encerra sábados e domingos)

O Bigodes – Ortiga – 241 571 230 / 964 677 705

Todos os dias – almoço e jantar

(encerra à quarta-feira)

O Godinho – Mação – 241 572 874 / 962 536 310

Todos os dias – almoço, com reserva

(encerra ao domingo)

O Pescador – Mação – 241 573 180 / 934 244 472

Sábados e domingos, ao almoço, com reserva

(encerra domingo ao jantar e segunda-feira todo o dia)

Solar do Moinho – Cardigos – 274 866 505 / 969 513 633

Segunda a sexta-feira – almoço, com reserva

Sábados – almoço e jantar, com reserva

A excelência do famoso e tradicional Arroz de Lampreia de Mação é sobejamente conhecida e reconhecida pela forma única e especial como é confecionado: em Mação o arroz é feito com o sangue da lampreia e servido separado da mesma, oferecendo sabores inconfundíveis que vai com toda a certeza querer provar.

São inúmeros os comensais que, anualmente, se deslocam de todos os pontos do País para, no nosso Município, degustarem os melhores e mais típicos sabores do nosso Arroz de Lampreia.

Refira-se que a fama da lampreia vem de longe, assim como a sua história, que se cruza com a do Rio Tejo e as gentes de Mação, sobretudo da Freguesia de Ortiga, onde ainda existem vários pescadores. A excelência da lampreia e do peixe do rio, assim como dos pratos que aqui se confecionam têm feito do Concelho, ao longo dos tempos, um ponto de referência a nível nacional.

A par do inesquecível Arroz de Lampreia que por aqui se confeciona, os apreciadores da iguaria terão também a oportunidade de degustar outros produtos endógenos que a Câmara Municipal de Mação irá disponibilizar aos restaurantes durante o período desta iniciativa, fazendo deste um Festival de saberes e sabores!

Saiba tudo em www.cm-macao.pt ou no Facebook do Município de Mação.

Se precisa de Agência de branding pode falar com a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *