Economia, Trofa

Trofa garantiu mais de 12 milhões de euros em apoios comunitários

Ao nível dos fundos da Política de Coesão do Portugal 2020 (2014-2023), o Município da Trofa mobilizou cerca de 12,3 milhões de euros e executou aproximadamente 10,1 milhões de euros até 31 de dezembro 2021, tendo ainda cerca de dois anos até ao fecho deste programa, através da Bolsa de Recuperação.

No entanto, estes 12,3 milhões são apenas uma parte do volume de investimento municipal, uma vez que o investimento total do Município ronda os 28,8 milhões de euros, significando que o Executivo da Trofa conseguirá adicionar 16,5 milhões de fundos municipais, razão principal para conseguir a captação e a mobilização destes apoios comunitários.

Importa sublinhar que esta capacidade do município de captar fundos comunitários e de aproveitar oportunidades de financiamento para o território ultrapassa os instrumentos com incidência territorial para a região Norte e para Portugal, considerando as operações aprovadas diretamente pela União Europeia, como o projeto Cooperative Streets e a iniciativa WiFi4EU, no âmbito da European Climate, Infrastructure and Environment Executive Agency, que gere as infraestruturas e os programas da UE nos domínios dos transportes, da energia e das telecomunicações.

Para o Presidente da Câmara Municipal da Trofa, Sérgio Humberto, “trata-se de um sinal de que estamos atentos a oportunidades que valorizem o concelho da Trofa e a vida dos trofenses. Trabalhamos diariamente com esse objetivo e, é com orgulho, que verificamos que conseguimos ir mais além no aproveitamento de instrumentos previstos para a região Norte e para o próprio país”.

As operações executadas (e em execução) têm subjacente a sua contribuição para as metas de realização e de resultado constantes do Programa Operacional NORTE’2020, assim como para quatro Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Educação de Qualidade, Igualdade de Género, Cidades e Comunidades Sustentáveis e Ação Climática.

Se precisa de gestão de redes sociais pode ver a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *