Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorrectamente. O carregamento da tradução para o domínio td-cloud-library foi accionado demasiado cedo. Isto é normalmente um indicador de que algum código no plugin ou tema está a ser executado demasiado cedo. As traduções devem ser carregadas na acção init ou mais tarde. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/metronewspt/metronews.pt/wp-includes/functions.php on line 6121
Exposição de fotografias mostra a Praça de S. João da Madeira de outros tempos

Exposição de fotografias mostra a Praça de S. João da Madeira de outros tempos

Date:

As celebrações dos 95 anos da Emancipação Concelhia de S. João da Madeira abriram, na última sexta-feira, com a inauguração da exposição de fotografias “A Praça”, patente na Biblioteca Municipal, que está a comemorar o seu 60.º aniversário.

Retoma-se, assim, uma das primeiras exposições que esse equipamento cultural acolheu no início dos anos 60, logo após a sua inauguração, reunindo, então, imagens captadas pela objetiva do sanjoanense Carlos Costa, uma referência na fotografia na cidade e na região.

Com base nessas fotografias, esta exposição dá a conhecer a evolução da Praça Luís Ribeiro desde o início do século XX até aos nossos dias, passando também pela intervenção arquitetónica de Raul Lino, que se referia a esse local do centro cívico de S. João da Madeira como “sala de estar” dos sanjoanenses.

Sustentando que “as bibliotecas são lugares que podem salvar o mundo”, o Presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira, Jorge Sequeira, destacou os serviços “muito relevantes” que a Biblioteca Municipal Dr. Renato Araújo tem prestado ao público em geral e às escolas desde a sua abertura em 1961.

Referindo-se à exposição agora inaugurada, o autarca realçou que Carlos Costa foi um “grande fotógrafo e grande sanjoanense”, cuja vida motivou a edição há pouco tempo, por parte do Município, de um livro da autoria do seu filho José Duarte Costa e de Daniel Neto, que “teve uma aceitação absolutamente extraordinária”.

Para Jorge Sequeira, “esta exposição acontece num momento especialmente oportuno” pois permite “recordar como foi a Praça”, que beneficiou recentemente de “uma intervenção de requalificação urbana que era necessária atendendo ao ponto em que se encontrava”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Vila Nova de Gaia promove ações de sensibilização sobre o impacto dos ecrãs na saúde e educação

O projeto «Crescer Curioso», desenvolvido pela Mirabilis, vai percorrer...

Equipa da Ferreira de Castro conquista 3.º lugar na final da Game Jam: Fab Games

A equipa Log Bait, do Agrupamento de Escolas Ferreira...

Feira da Foda 2025: Monção celebra a tradição gastronómica com grande festa

A vila de Monção prepara-se para receber mais uma...

Trevobox leva a emoção das encomendas perdidas ao Porto

A Trevobox, uma start-up algarvia com uma visão inovadora,...