O Município de Palmela informa a população que está a decorrer, no concelho, o Programa de Rastreio do Cancro da Mama, promovido pelo Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
De 21 de setembro até 12 de outubro, a Unidade Móvel de Rastreio do Cancro da Mama estará em funcionamento na Praça da Independência, em Pinhal Novo, e de 12 de outubro a 3 de novembro, no Largo de São João, em Palmela.
O rastreio destina-se a mulheres assintomáticas, com idade entre os 50 e os 69 anos, e inscritas no Centro de Saúde. As mulheres serão convidadas a participar nesta ação de prevenção através de carta personalizada, podendo existir um contacto adicional por telefone e/ou SMS.
Esta ação gratuita tem como objetivo primordial a redução da letalidade da doença, pois através de um diagnóstico atempado é possível encontrar formas adequadas de tratamento e melhorar a qualidade de vida das pacientes.
A informação relativa à população a rastrear foi facultada pela Autoridade Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e divide, em dois anos civis, a totalidade das mulheres elegíveis. Ou seja, este ano, 50 % das mulheres residentes no concelho de Palmela serão convidadas a participar no rastreio e as restantes em 2022.