Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorrectamente. O carregamento da tradução para o domínio td-cloud-library foi accionado demasiado cedo. Isto é normalmente um indicador de que algum código no plugin ou tema está a ser executado demasiado cedo. As traduções devem ser carregadas na acção init ou mais tarde. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/metronewspt/metronews.pt/wp-includes/functions.php on line 6121
Anadia inaugurou o Museu das Duas Rodas

Anadia inaugurou o Museu das Duas Rodas

Date:

O Município de Anadia tem mais um polo de atração turística. Trata-se do Museu das Duas Rodas, inaugurado no passado dia 22 de junho pela ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, que se fez acompanhar pelo secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, por compromissos já assumidos, não pôde estar presente, mas, através de uma mensagem de vídeo, deu os parabéns ao Município de Anadia e reconheceu o mérito deste espaço museológico para o concelho e para o país.

O Museu das Duas Rodas, único no país, dá a conhecer a história local, nacional e até mundial da mota e da bicicleta, mostrando a sua forte ligação ao concelho de Anadia, assim como a importância desta indústria para a economia da região. Trata-se de um investimento superior a 700 mil euros, suportado na íntegra pelo orçamento municipal.

Além de bicicletas e motorizadas, o Museu conta com uma grande panóplia de peças e acessórios, sendo que alguns são autênticas raridades que marcam também a história do ciclismo e do motociclismo local, regional e nacional. Um dos veículos mais antigos em exposição é uma bicicleta do século XIX. Paralelamente, está também exposto um importante espólio documental e fotográfico.

A presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, sublinhou que este investimento camarário, além de “reconhecer e valorizar a importância do setor das duas rodas para o concelho de Anadia, pretende também transformar este espaço num ponto de interesse turístico, apreciado por cidadãos nacionais e estrangeiros”. Segundo Teresa Cardoso, a forte ligação do concelho de Anadia ao setor das duas rodas, não só a nível económico, mas também cultural e sentimental, levou a autarquia a criar este espaço museológico, informativo, educativo, cultural e lúdico, contribuindo assim para o desenvolvimento de Sangalhos, em particular, e do concelho de Anadia, em geral. No seu discurso, a presidente da Câmara Municipal de Anadia fez questão de agradecer a todos os que contribuíram para o enriquecimento do espólio do Museu, através da doação e do empréstimo de peças.

O Município de Anadia aproveitou a cerimónia de inauguração do Museu para reconhecer a importância das empresas anadienses ligadas ao setor das duas rodas, com uma singela homenagem. Teresa Cardoso deixou uma palavra de agradecimento pelo trabalho desenvolvido, que é de “manifesto interesse público”, e acrescentou que este setor “soube acompanhar a evolução dos tempos com perícia, inteligência e visão de futuro, continuando ativo e cada vez mais forte, mais moderno e mais eficiente”.

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, louvou a ideia do Município de Anadia que, através do Museu das Duas Rodas, deu a conhecer um setor “tão importante” para o concelho. Destacou ainda o papel preponderante que o Centro de Alto Rendimento de Anadia, onde se integra o Museu, tem desempenhado para o desporto nacional de alta competição. “Com este novo espaço estão a honrar a história e a inspirar o futuro de todos os atletas que por aqui passam”, adiantou. João Paulo Rebelo felicitou ainda o executivo municipal “pelo trabalho que tem feito em prol do desporto”, considerando Anadia “um município amigo do desporto”.

“Um museu único no mundo”

A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, elogiou o espaço museológico, referindo que “é um museu vivo, uma história, o presente e o futuro”. “Um museu único no mundo, num local único do mundo, em Sangalhos, Anadia”, afirmou. Ana Abrunhosa está convicta de que todos os que visitarem o Museu “se vão sentir tocados por estes homens e estas mulheres que deram a vida ao desporto. Vai fazer-nos recordar a importância das empresas das duas rodas, no passado, no presente e no futuro”. O Museu das Duas Rodas, sublinhou, “dignifica um saber local de forma tão generosa, tão digna e tão rica que nos toca e que nos vai fazer voltar”.

A sessão terminou com a transmissão de uma mensagem em vídeo do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que endereçou uma palavra de reconhecimento à Câmara Municipal de Anadia pelo mérito de ter criado este espaço museológico inédito, deixando a promessa de, brevemente, visitar o novo museu.
O Museu das Duas Rodas, localizado no Centro de Alto Rendimento de Anadia – Velódromo Nacional, em Sangalhos, é mais um ponto de atração turística do concelho de Anadia. A entrada é gratuita e dá-se preferência a quem fizer marcação prévia da visita através do número de telefone 234 738 218 (disponível de segunda a sexta-feira). Uma visita ao Museu das Duas Rodas tem a duração aproximada de 50 minutos e pode ser realizada todos os dias, nos seguintes horários: 10h, 11h, 12h, 15h, 16h e 17h.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Vila Nova de Gaia promove ações de sensibilização sobre o impacto dos ecrãs na saúde e educação

O projeto «Crescer Curioso», desenvolvido pela Mirabilis, vai percorrer...

Equipa da Ferreira de Castro conquista 3.º lugar na final da Game Jam: Fab Games

A equipa Log Bait, do Agrupamento de Escolas Ferreira...

Feira da Foda 2025: Monção celebra a tradição gastronómica com grande festa

A vila de Monção prepara-se para receber mais uma...

Trevobox leva a emoção das encomendas perdidas ao Porto

A Trevobox, uma start-up algarvia com uma visão inovadora,...