Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorrectamente. O carregamento da tradução para o domínio td-cloud-library foi accionado demasiado cedo. Isto é normalmente um indicador de que algum código no plugin ou tema está a ser executado demasiado cedo. As traduções devem ser carregadas na acção init ou mais tarde. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/metronewspt/metronews.pt/wp-includes/functions.php on line 6121
ISCTE instala escola especializada em Sintra

ISCTE instala escola especializada em Sintra

Date:

A Câmara Municipal de Sintra assinou, na passada quinta-feira, a escritura do direito de superfície sobre o terreno municipal com o ISCTE, para instalação de escola especializada em Tecnologias Digitais Aplicadas.

A autarquia cede assim um terreno, localizado na Portela de Sintra, para o ISCTE instalar a primeira instituição universitária a norte da Área Metropolitana de Lisboa.

O ISCTE -Sintra será uma Escola de Tecnologias Digitais Aplicadas e começará por oferecer, à maior concentração de jovens do país, 10 cursos que combinam ciências digitais com arte, património, tecnologias educativas, gestão, indústria, serviços e cibersegurança.

Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra sublinhou que “o primeiro passo está dado e gostaria de felicitar o ISCTE e os nossos serviços por chegar onde chegámos. Para Sintra é uma grande honra ter o ISCTE aqui e muito motivador para um município tão jovem”.

“Era incompreensível não ter uma escola do ensino superior no nosso território. Esta escola é como se fosse nossa (Câmara de Sintra) e em conjunto com o ISCTE vamos trabalhar para ultrapassar as dificuldades, pela elaboração de um diálogo conjunto. Estamos no caminho do futuro, é por aqui que os nossos jovens vão ser trabalhadores mais capazes, é por aqui que se cria uma cidadania mais completa” concluiu o autarca.

Para a reitora do ISCTE, Maria de Lurdes Rodrigues “hoje assinala-se o início formal de uma colaboração com a Câmara Municipal de Sintra que vai certamente atrair mais jovens para a vila de Sintra e criar oportunidades formativas para quem se quiser especializar nas áreas que esta nova escola vai trazer”.

Sintra é o concelho do país com população mais jovem na faixa etária entre os 15 e os 24 anos e onde o abandono escolar por jovens que concluíram o secundário apresenta valores muito elevados, justificando-se a criação de uma oferta de ensino superior de proximidade, oferecendo formação nas áreas tecnológicas essenciais para a transformação digital, desde logo do tecido económico do concelho.

Esta parceria tem também por objetivo o lançamento de iniciativas de promoção da integração universidade/empresa, em particular nos domínios de conhecimentos em que a escola se insere e tendo em atenção as necessidades de qualificação dos recursos das empresas e outras entidades, públicas ou privadas que operem no município de Sintra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Vila Nova de Gaia promove ações de sensibilização sobre o impacto dos ecrãs na saúde e educação

O projeto «Crescer Curioso», desenvolvido pela Mirabilis, vai percorrer...

Equipa da Ferreira de Castro conquista 3.º lugar na final da Game Jam: Fab Games

A equipa Log Bait, do Agrupamento de Escolas Ferreira...

Feira da Foda 2025: Monção celebra a tradição gastronómica com grande festa

A vila de Monção prepara-se para receber mais uma...

Trevobox leva a emoção das encomendas perdidas ao Porto

A Trevobox, uma start-up algarvia com uma visão inovadora,...