Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorrectamente. O carregamento da tradução para o domínio td-cloud-library foi accionado demasiado cedo. Isto é normalmente um indicador de que algum código no plugin ou tema está a ser executado demasiado cedo. As traduções devem ser carregadas na acção init ou mais tarde. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/metronewspt/metronews.pt/wp-includes/functions.php on line 6121
S. João da Madeira com incubadora tecnológica da Agência Espacial Portuguesa

S. João da Madeira com incubadora tecnológica da Agência Espacial Portuguesa

Date:

A Agência Espacial Portuguesa (Portugal Space), selecionou a Sanjotec, de S. João da Madeira, para integrar a rede de incubadoras tecnológicas do centro de Incubação da Agência Espacial Europeia em Portugal. Esta Rede passará a incluir 15 incubadoras de Norte a Sul do país, tendo como objetivo apoiar startups que usem tecnologia espacial para utilizações industriais e comerciais não espaciais, como saúde, energia, transportes, segurança e vida urbana, entre outras.

Este programa é mais um instrumento da estratégia P​ortugal Space, que permitirá que Portugal multiplique por 10 o volume de negócios do sector do espaço, até 2030, passando este a ter um significativo contributo para o crescimento socioeconómico do país.

Fundamental na implementação da estratégia “Portugal Espaço 2030”, na qual se prevê a criação de 1.000 novos postos de trabalho, a Portugal Space selecionou novas incubadoras nacionais que vêm reforçar a presença do sector espacial em todo o território português e fortalecer o Centro de Soluções Espaciais da Agência Espacial Europeia (ESA).

Os Centros de Incubação da ESA foram criados em 2003 com a intenção de inspirar e trabalhar com empreendedores que quisessem transformar ideias ligadas ao espaço em produtos ou serviços comerciais. A rede está espalhada por mais de 60 cidades (das quais S. João da Madeira passa agora a fazer parte), em 17 países europeus.

600 mil euros para startups

Entretanto, no âmbito desta rede, já estão abertas novas candidaturas para startups com projetos de negócio com base em tecnologias e dados da indústria espacial. O programa prevê apoiar até 12 empresas nacionais por ano, que contam, cada uma, com um incentivo financeiro de 50 mil euros e acesso a suporte técnico e de negócio.

As empresas que vierem a ser selecionadas podem desenvolver trabalho na Sanjotec, Parque de Ciência e Tecnologia em S. João da Madeira, de referência nacional, focado no apoio ao empreendedorismo e na aceleração de projetos de base tecnológica e criativa.

Posicionando-se numa região fortemente industrial, a Sanjotec tem vindo a criar um ecossistema empresarial ligado à Indústria 4.0 e ao desenvolvimento de novos produtos, contando atualmente com um universo de mais de 60 projetos empresariais, na sua grande maioria com uma forte componente exportadora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Vila Nova de Gaia promove ações de sensibilização sobre o impacto dos ecrãs na saúde e educação

O projeto «Crescer Curioso», desenvolvido pela Mirabilis, vai percorrer...

Equipa da Ferreira de Castro conquista 3.º lugar na final da Game Jam: Fab Games

A equipa Log Bait, do Agrupamento de Escolas Ferreira...

Feira da Foda 2025: Monção celebra a tradição gastronómica com grande festa

A vila de Monção prepara-se para receber mais uma...

Trevobox leva a emoção das encomendas perdidas ao Porto

A Trevobox, uma start-up algarvia com uma visão inovadora,...