Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorrectamente. O carregamento da tradução para o domínio td-cloud-library foi accionado demasiado cedo. Isto é normalmente um indicador de que algum código no plugin ou tema está a ser executado demasiado cedo. As traduções devem ser carregadas na acção init ou mais tarde. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/metronewspt/metronews.pt/wp-includes/functions.php on line 6121
Seminário dedicado à sustentabilidade da restauração em Felgueiras

Seminário dedicado à sustentabilidade da restauração em Felgueiras

Date:

Realizou-se, no Café Concerto da Casa das Artes, um seminário dedicado à sustentabilidade da restauração, com a participação da Quercus, da ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa e do movimento Refood. Os empresários dos setores do turismo e agroalimentar e os alunos de restauração e gestão, preencheram o auditório.

Entre os objetivos do projeto Sabores IN, a decorrer desde 10 de maio e até 09 de junho, salientam-se alguns que são basilares para o desenvolvimento sustentável: aumentar o conhecimento sobre a oferta ecogastronómica; afirmar, entre outras boas práticas sustentáveis, a integração do “menu ecogastronómico” nos restaurantes; preservar a identidade enogastronómica e ecogastronómica, estimular e promover a sua inovação, tendo como orientação estratégica a diferenciação pela qualidade sustentável.

São requisitos de participação dos estabelecimentos aderentes ao evento Sabores IN evidenciar e/ou estar recetivo a práticas de estabelecimento sustentável, nomeadamente incorporar a ecogastronomia; recomendar atividades “eco” e culturais aos seus clientes; privilegiar produtos de agricultura ecológica; usar a água e a energia de forma eficiente; promover um consumo consciente/responsável; reduzir a produção de resíduos e o desperdício alimentar; contribuir para apoiar a sustentabilidade da economia local.

Este seminário foi de grande qualidade quer pelas intervenções quer pelo debate. Salienta-se, nas intervenções, o papel da Quercus, representada por Elisabete Moura, para a gestão dos resíduos no alojamento e na restauração; o papel da ABAE, representada pela sua diretora geral, Fátima Vieira, que abordou as vantagens do projeto internacional “Green Key” como norma e suporte completo para a sustentabilidade do alojamento e da restauração; o papel do movimento Refood, representando por Manuela Mendonça, como excelente prática de economia circular ao reutilizar alimentação para apoiar os mais necessitados.

Joel Costa, vereador do Turismo e das Atividades Empresariais, salientou que o seminário Boas práticas para uma Restauração Sustentável foi “uma mais valia para estimular e capacitar os empresários a concretizar as metas da iniciativa Sabores IN, no âmbito da estratégia municipal, e um valor acrescentado para a formação, fora do contexto de sala de aulas, dos alunos dos cursos de restauração e de gestão. A melhores práticas da economia circular são o melhor caminho para a competitividade sustentável das empresas e dos territórios, daí a nossa aposta neste sentido”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Vila Nova de Gaia promove ações de sensibilização sobre o impacto dos ecrãs na saúde e educação

O projeto «Crescer Curioso», desenvolvido pela Mirabilis, vai percorrer...

Equipa da Ferreira de Castro conquista 3.º lugar na final da Game Jam: Fab Games

A equipa Log Bait, do Agrupamento de Escolas Ferreira...

Feira da Foda 2025: Monção celebra a tradição gastronómica com grande festa

A vila de Monção prepara-se para receber mais uma...

Trevobox leva a emoção das encomendas perdidas ao Porto

A Trevobox, uma start-up algarvia com uma visão inovadora,...