Uma equipa composta por um membro da CCDR-N, do Banco de Portugal e da Comissão de Valores Imobiliários (CMVM) estiveram em Celorico de Basto, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, no dia 31 de outubro, no âmbito do Plano Nacional de formação Financeira para mais uma iniciativa de transmissão de conhecimentos de âmbito financeiro.
Esta iniciativa visou um público diferenciado, técnicos de IPSS´s, juntas de freguesia, técnicos do Município e outros “opinion makers”, mais próximos das populações, que irão ter a missão de transmitir a essas mesmas populações a informação recolhida numa área globalmente com escassos conhecimentos.
“É quem está mais próximo das populações que deve obter e transmitir informação crucial no dia-a-dia das pessoas, muitas vezes negligenciada. De facto, é muito importante que as pessoas conheçam melhor as ferramentas para gestão da economia familiar, do quotidiano, dos seus projetos de vida. As pessoas precisam ser informadas e formadas para a literacia financeira. Saber como poupar e investir, como contrair um crédito, fazer um seguro, aprender para evitar entrar em situações que possam colocar as suas economias em risco. Efetivamente, estas formações são muito benéficas para as pessoas pois a aquisição destes conhecimentos financeiros traduzem-se numa gestão adequada das suas finanças” disse o Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e silva.
Este plano nacional de Formação Financeira foi implementado em 2011 e visa contribuir para elevar o nível de conhecimentos financeiros da população e promover a adoção de comportamentos financeiros adequados, através de uma visão integrada de projetos de formação financeira e pela junção de esforços das partes interessadas, concorrendo para aumentar o bem-estar da população e para a estabilidade do sistema financeiro. De facto, durante a formação ficou claro que existe muito desconhecimento em formação financeira, sendo necessário “sensibilizar e informar para este aspeto da vida”. Existe informação disponível para informar e esclarecer as populações, mais eficaz com a parceria das diferentes entidades, nomeadamente desdobráveis, o portal “Todos Contam” que é uma ferramenta online plena de conteúdos informativos, simuladores, dicas e sugestões de como gerir as finanças em situações de maior dificuldade, a plataforma de e-learning é outra ferramenta útil e informativa entre outras ferramentas de conhecimento financeiro.
De facto, o PNFF, visa melhorar conhecimentos e atitudes financeiras, aprofundar conhecimentos e capacidades na utilização de serviços financeiros digitais, apoiar a inclusão financeira, desenvolver hábitos de poupança, promover o recurso responsável ao crédito, criar hábitos de precaução e reforçar conhecimentos financeiros na área empresarial.
“Todos contam” em Celorico de Basto
Se procura empresas de criação de websites pode contactar a Livetech