Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorrectamente. O carregamento da tradução para o domínio td-cloud-library foi accionado demasiado cedo. Isto é normalmente um indicador de que algum código no plugin ou tema está a ser executado demasiado cedo. As traduções devem ser carregadas na acção init ou mais tarde. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/metronewspt/metronews.pt/wp-includes/functions.php on line 6121
Celorico de Basto celebrou os santos populares

Celorico de Basto celebrou os santos populares

Date:

Foi com as Marchas Populares do Celorico a Mexer que Celorico de Basto celebrou os santos populares. Um arraial que juntou os idosos que integram o programa Celorico a Mexer que apresentaram, no dia 16 de junho, “as melhores marchas de sempre” na praça Albino Alves Pereira.

“Foi um espetáculo muito bonito, onde foi evidente a entrega, a dedicação onde todos se esmeraram para, de forma criativa e bela, apresentar as melhores marchas de sempre” disse o Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva. “Nota-se, efetivamente, de ano para ano, uma evolução nas marchas apresentadas. É notório o envolvimento de todos e o trabalho desenvolvido ao longo de semanas para nos proporcionar este grande espetáculo. E é esta alegria estampada no rosto de todos que nos move para fazermos mais e melhor pelas nossas gentes” reforçou o edil celoricense.

De facto, as 12 marchas apresentadas mostraram, durante cerca de 2 horas de espetáculo, o trabalho desenvolvido ao longo de semanas. A coreografia bem estruturada, a letra a retratar os usos e costumes do concelho, com apontamentos inerentes aos santos populares, com as tradicionais sardinhas e o alho porro. Os adereços, as roupas, os arcos, tudo foi trabalhado ao pormenor para apresentar a todos os que quiseram assistir a esta festa.

“Esta festa é tão bonita, depois de tanto tempo a preparar as marchas chegou a altura de as apresentar, e que bem que correu. Estamos muito satisfeitos” disse Cândida Moura, idosa do Celorico a Mexer.

De facto, a alegria foi o denominador comum nestas marchas. “É fantástico ver o quanto se divertiram, o quanto aproveitaram cada momento para confraternizar, para mostrar que são capazes de fazer coisas bonitas. Estas marchas merecem que todos assistam porque é um momento cultural único, um momento repleto de magia, que nos deixa imensamente felizes” disse Helena Martinho, Coordenadora dos Serviços sociais e de Saúde do Município de Celorico de Basto.

Por este palco, Praça Albino Alves Pereira, passou a marcha do Rego e Caçarilhe que apresentou como tema o “Celorico a Mexer, a Marcha de Gémeos e Carvalho levou o alho porro, a marcha de Gagos, Molares e Ourilhe, recordou o S. Tiago, padroeiro de Celorico de Basto, a marcha de Agilde e Borba da Montanha lembrou o S. Pedro. A marcha de Ribas, Cerdeira e Vacaria apresentou o Linho, a marcha de Codessoso e Moreira do Castelo retratou as vindimas, a marcha de Britelo recordou um desporto praticado no concelho, a columbofilia, a marcha do Corgo, Veade e Canedo de Basto apresentou os manjericos, a marcha de Fervença mostrou o Centeio, a marcha de Infesta, Basto S. Clemente e Arnoia levou as sardinhas assadas e a marcha de Nespereira, Pereira e Vale de Bouro marchou com flores, e “bonitas que eram”.

A terminar as marchas populares do Celorico a Mexer foi a vez dos animadores, professores e técnicos do Celorico a Mexer apresentar a marcha ao som de “Vamos lá cambada”, um hino que teve por objetivo encerrar da melhor forma esta festa e como tem vindo a acontecer por este Portugal fora, apoiar a Seleção Nacional no Mundial.

Os idosos do Celorico a Mexer continuam com atividades nos locais de animação até finais de julho. No dia 6 desse mês vão, como todos os anos, passear por este Portugal. Durante o mês de Agosto o programa encerra para férias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Vila Nova de Gaia promove ações de sensibilização sobre o impacto dos ecrãs na saúde e educação

O projeto «Crescer Curioso», desenvolvido pela Mirabilis, vai percorrer...

Equipa da Ferreira de Castro conquista 3.º lugar na final da Game Jam: Fab Games

A equipa Log Bait, do Agrupamento de Escolas Ferreira...

Feira da Foda 2025: Monção celebra a tradição gastronómica com grande festa

A vila de Monção prepara-se para receber mais uma...

Trevobox leva a emoção das encomendas perdidas ao Porto

A Trevobox, uma start-up algarvia com uma visão inovadora,...