Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorrectamente. O carregamento da tradução para o domínio td-cloud-library foi accionado demasiado cedo. Isto é normalmente um indicador de que algum código no plugin ou tema está a ser executado demasiado cedo. As traduções devem ser carregadas na acção init ou mais tarde. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/metronewspt/metronews.pt/wp-includes/functions.php on line 6121
Temporada Darcos 018 está prestes a iniciar-se em Torres Vedras

Temporada Darcos 018 está prestes a iniciar-se em Torres Vedras

Date:

Na passada quinta-feira, dia 11 de janeiro, o Ensemble Darcos juntamente com a vice-presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, apresentaram no Centro Cultural de Belém (CCB) o programa da Temporada Darcos de 2018 que conta com a estreia de peças de vários compositores portugueses, orquestras internacionais, uma ópera e, pela primeira vez, masterclasses com músicos como Elisabete Matos.

A Temporada Darcos inicia-se no dia 19 de janeiro, próxima sexta-feira, em Torres Vedras, com o concerto da Orquestra Sinfónica de Castela e Leão, acompanhada pela soprano Elisabete Matos. Com composição do maestro Nuno Côrte-Real, “Canções Helénicas de Sophia” parte de poemas de Sophia de Melo Breyner Andersen que foram compostas propositadamente para a voz da soprano. O programa do concerto abrange ainda “Wesendonck Lieder”, de Richard Wagner, “A Consagração da Casa”, de Beethoven, e “Les Nuits d’Étè”, de Berlioz.

Elisabete Matos, que vive maioritariamente em Madrid, ficou muito agradecida pelo desafio e afirmou que apesar de ser muito conhecida pelos seus desempenhos operáticos, o que mais aprecia é música de câmara e de se apresentar em recitais.

O programa deste concerto também é levado ao grande auditório do CCB, em Lisboa, no dia 20.

Para além do CCB, o Ensemble Darcos apresentará concertos em parceria com o Teatro da Trindade/Inatel e com a Fundação Culturgest.

A Temporada Darcos apresentará ainda concertos no Porto, Leiria, Alter do Chão e Alenquer.

Da programação deste ano desta temporada, Nuno Côrte-Real destacou o concerto “Mosaico”, com o Ensemble Darcos, dirigido pelo próprio, que também declamará, sendo solista a soprano Inês Simões. Este concerto está marcado para o dia 27 de maio, na Culturgest, em Lisboa. Neste concerto são estreadas três obras de compositores portugueses, nomeadamente de Nuno Cachão, João Madureira e de Tomás Borralho.

A Temporada Darcos inclui igualmente “Destinos”, de Fernando Lapa, sobre poemas de José Manuel Mendes, e “Noite Antiquíssima”, de Nuno Côrte-Real.

Outro destaque é o concerto pela Orquestra Sinfónica Giuseppe Verdi, de Milão, que se apresenta no dia 29 de setembro, no Teatro-Cine de Torres Vedras e, no dia seguinte, no grande auditório do CCB. Nuno Côrte-Real dirigirá este concerto que inclui peças de Grieg, Dvorák e da sua autoria.

A ópera “Canção do Bandido”, concebida a partir de um conto tradicional português, com música de Nuno Côrte-Real e libreto de Pedro Mexia, estreia-se em novembro, no Teatro da Trindade, em Lisboa, com encenação de Ricardo Neves-Neves. Pretendendo ser uma sátira aos tempos modernos do consumismo tira fora, esta produção contará com alguns dos mais importantes cantores líricos portugueses da atualidade.

Além de Elisabete Matos, nos dias 5 e 8 de fevereiro, na Escola Superior de Música de Lisboa (ESML), estão previstas masterclasses com o violoncelista Mats Lidstrom, nos dias 26 e 27 de fevereiro, igualmente na ESML, e em março, na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, no Porto, e com o violinista Massimo Spadano, em outubro, na ESML.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Vila Nova de Gaia promove ações de sensibilização sobre o impacto dos ecrãs na saúde e educação

O projeto «Crescer Curioso», desenvolvido pela Mirabilis, vai percorrer...

Equipa da Ferreira de Castro conquista 3.º lugar na final da Game Jam: Fab Games

A equipa Log Bait, do Agrupamento de Escolas Ferreira...

Feira da Foda 2025: Monção celebra a tradição gastronómica com grande festa

A vila de Monção prepara-se para receber mais uma...

Trevobox leva a emoção das encomendas perdidas ao Porto

A Trevobox, uma start-up algarvia com uma visão inovadora,...