Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorrectamente. O carregamento da tradução para o domínio td-cloud-library foi accionado demasiado cedo. Isto é normalmente um indicador de que algum código no plugin ou tema está a ser executado demasiado cedo. As traduções devem ser carregadas na acção init ou mais tarde. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/metronewspt/metronews.pt/wp-includes/functions.php on line 6121
“Samba da Matrafona” dá ritmo ao Carnaval de Torres Vedras 2018

“Samba da Matrafona” dá ritmo ao Carnaval de Torres Vedras 2018

Date:

O “Samba da Matrafona”, música que celebra o Carnaval de Torres Vedras, foi apresentado no Teatro-Cine de Torres Vedras na presença de centenas de foliões que não quiseram perder a oportunidade de começar a entrar no espírito do Carnaval mais português de Portugal. Susana Félix, cantora e compositora torriense e amante da festa da sua terra, lançou o desafio à Organização do Carnaval e a dois reconhecidos músicos brasileiros e o resultado foi este samba que homenageia os torrienses, o Carnaval de Torres e a matrafona*.

O presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, falou da importância que a criação desta música tem na promoção do Carnaval torriense. À semelhança do que aconteceu, o ano passado, com a apresentação do filme de Edgar Pêra “Delírio em Las Vedras”, esta música “permite dar a conhecer o que são os elementos distintivos do nosso Carnaval, explicar a nossa matriz, a nossa identidade”. Já Susana Félix manifestou-se muito entusiasmada no momento de apresentação do seu trabalho ao público, um público exigente, da sua terra, que sente o Carnaval intensamente e cujas expetativas tinham de ser correspondidas.

Susana Félix, que vive muito intensamente o Carnaval, confessou que a ideia desta criação a assaltou e ganhou força numa conversa de café. Assim, propôs a criação de uma música que permitisse completar este grande evento com um dos elementos indissociáveis do Carnaval: a música. Foi desta forma que nasceu o “Samba da Matrafona”, que alia o estilo de música predominante no Carnaval, o samba, à história do Carnaval mais português de Portugal.

Além da letra e da música, Susana Félix dá voz à música que assume caráter de homenagem a um dos símbolos maiores do Carnaval de Torres Vedras, a matrafona, mas convidou os brasileiros Zeca Pagodinho, grande cantor de samba, e Emicida, reconhecido rapper, para darem o seu contributo na criação do “Samba da Matrafona”.

As músicas brasileiras, em particular o samba, fazem parte da tradição dos festejos do Carnaval e, para não fugir a essa tradição, Susana Félix criou um samba, mas que contém referências sonoras dos bombos dos “Zés Pereira”, uma letra que fala e caracteriza a matrafona torriense e que se baseia nas marchas do Carnaval do início do século XX. Desta forma singular, a cantora alarga a originalidade de alguns elementos do Carnaval de Portugal também à música.

A apresentação da música e exibição do videoclip criaram um clima de euforia no Teatro-Cine de Torres Vedras, com todos os foliões, ainda guiados pela letra, a cantar e a dançar o “Samba da Matrafona” que reconheceram imediatamente como sendo a sua música.

Mais um dia para recordar na já longa e rica história do Carnaval mais português de Portugal.

O “Samba da Matrafona” estará disponível numa edição limitada em vinil, a lançar ainda antes dos festejos do Carnaval de Torres 2018, mas está já disponível em diversas plataformas digitais.

Que todos os foliões o cantem de braços abertos no Carnaval de Torres Vedras que decorrerá de 9 a 14 de fevereiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Vila Nova de Gaia promove ações de sensibilização sobre o impacto dos ecrãs na saúde e educação

O projeto «Crescer Curioso», desenvolvido pela Mirabilis, vai percorrer...

Equipa da Ferreira de Castro conquista 3.º lugar na final da Game Jam: Fab Games

A equipa Log Bait, do Agrupamento de Escolas Ferreira...

Feira da Foda 2025: Monção celebra a tradição gastronómica com grande festa

A vila de Monção prepara-se para receber mais uma...

Trevobox leva a emoção das encomendas perdidas ao Porto

A Trevobox, uma start-up algarvia com uma visão inovadora,...