Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorrectamente. O carregamento da tradução para o domínio td-cloud-library foi accionado demasiado cedo. Isto é normalmente um indicador de que algum código no plugin ou tema está a ser executado demasiado cedo. As traduções devem ser carregadas na acção init ou mais tarde. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/metronewspt/metronews.pt/wp-includes/functions.php on line 6121
Uma Feira com alma que voltou a projetar Ourique na Região e no País

Uma Feira com alma que voltou a projetar Ourique na Região e no País

Date:

O Município de Ourique agradece o esforço colocado por muitos cidadãos, associações, parceiros, patrocinadores e expositores na organização da XI Edição da Feira do Porco Alentejano que decorreu entre 23 e 26 de março, em Ourique.

Sem os auspícios do bom tempo, milhares de visitantes não deixaram de dizer presente, conviver, degustar as iguarias regionais e os produtos tradicionais, ouvir boa música do nosso Cante Alentejano às novas tendências da música portuguesa, numa grande festa do Mundo Rural, da nossa identidade e da nossa terra.

Uma vez mais, a fileira do Porco Alentejano centrou as atenções de responsáveis políticos, especialistas, criadores e público em geral, com diversas expressões de um dos pilares da nossa economia local, com crescente procura nacional e internacional.

Uma vez mais, a Feira do Porco Alentejano voltou a crescer em presenças de expositores e visitantes. Foram 130 stands de expositores, 5 tasquinhas e 3 restaurantes, que somam à oferta local de restauração e de alojamento local, que estiveram ao dispor das várias dezenas de milhares de pessoas que estiveram na Feira.

Mais expositores, mais visitantes e mais novidades

Como a tenda da Confraria Gastronómica do Porco Alentejano onde se realizaram abordagens inovadoras aos pratos tradicionais, se fizeram experiências gastronómicas, se apresentaram novos produtos como a cerveja artesanal Magana e se conviveu entre dois dedos de conversa e o entoar do Cante Alentejano pela voz de várias gerações.

A realização de um Festival Taurino com a receita a reverter a favor dos Bombeiros Voluntários de Ourique, em que se realizou uma homenagem póstuma ao Comandante Eduardo Jorge Guerreiro.

A disponibilização de carne DOP para a restauração numa parceria de promoção da qualidade dos produtos base da oferta gastronómica da Feira com a Montaraz, cuja 2ª fase das instalações fabris em Garvão foi inaugurada pelo Senhor Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos.

A presença do Município de Portel- Capital do Montado como instituição convidada para o certame sublinhou a aposta na defesa de todo um património natural e de medidas para o aproveitamento de todas as potencialidades da fileira do porco alentejano, algumas por impulso governativo.

Foi também esse o sentido da defesa de medidas para o setor que o Presidente da Câmara Municipal de Ourique, Marcelo Guerreiro, formulou no encerramento do Seminário “Desafios do Porco Alentejano”:

• A criação de um grupo de trabalho em torno do Decreto Lei nº 95/2014 de 24 de junho, que permita maior clareza na sua aplicação e a estabilização de denominações das produções que sejam confortáveis para os criadores e para a industria.

• nos pequenos investimentos nas explorações agrícolas, considerando os critérios de elegibilidade, nomeadamente o volume de negócios ser igual ou inferior a 50,000€, o que para a região é um valor baixo, caso não existam candidaturas ou sejam em reduzido número, deve ser aberta a possibilidade de outros agricultores poderem aceder a esta medida.

• A defesa da reavaliação do enquadramento e acessibilidade do porco alentejano a algumas medidas agroambientais; a integração dos porcos alentejanos e dos seus cruzamentos na SNIRA, com uma única base de dados que contenha e contemple em termos de raça e modo de exploração para efeitos de Ajudas – PAC e, por último, a entrada de Portugal na lista de Países com plano aprovado de ação e execução do PCEDA – Protocolo de Controlo e Erradicação da Doença de Aujeszky.

• Defesa que, aquando da reprogramação do atual quadro comunitário, os alheamentos do anterior governo possam ser corrigidos, a bem de quem produz, de quem cria e do Mundo Rural, com a consagração de medidas agroambientais adaptadas aos nossos sistemas de produção extensivos de sequeiro, muito assentes na pecuária extensiva e na cerealicultura de apoio a essa mesma pecuária.
Entre a solidez do caminho percorrido e a consciência dos desafios, dos riscos e das oportunidades, o Município de Ourique reafirmou o seu compromisso com a fileira do porco alentejano, com a capacidade de resiliência do Mundo Rural e com a construção de um futuro para quem decidiu viver e trabalhar na nossa terra.

O empenho da comunidade na XI Edição da Feira do Porco Alentejano é um sinal de vitalidade e de determinação fazer vingar a ambição, a presença de tantos visitantes no evento é a confirmação de que se tratada de uma aposta ganha de promoção de Ourique Capital do Porco Alentejano, as palavras ouvidas e a alma que se sentiu em muitos momentos da nossa Feira confirmam a realização como um dos grandes momentos do pulsar do nosso Baixo Alentejo.

Contra chuva e vento, a confiança de parceiros e participantes, a presença das dezenas de milhares de visitantes e a projeção alcançada de Ourique Capital do Porco Alentejano são razões suficientes para continuar a trabalhar para que a próxima edição em 2018, ainda possa superar o êxito alcançado, com tradição, com inovação e com sentido de futuro.

Para o ano há mais, obrigado! Segue-se a Ovibeja e a Feira de Garvão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Vila Nova de Gaia promove ações de sensibilização sobre o impacto dos ecrãs na saúde e educação

O projeto «Crescer Curioso», desenvolvido pela Mirabilis, vai percorrer...

Equipa da Ferreira de Castro conquista 3.º lugar na final da Game Jam: Fab Games

A equipa Log Bait, do Agrupamento de Escolas Ferreira...

Feira da Foda 2025: Monção celebra a tradição gastronómica com grande festa

A vila de Monção prepara-se para receber mais uma...

Trevobox leva a emoção das encomendas perdidas ao Porto

A Trevobox, uma start-up algarvia com uma visão inovadora,...