Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorrectamente. O carregamento da tradução para o domínio td-cloud-library foi accionado demasiado cedo. Isto é normalmente um indicador de que algum código no plugin ou tema está a ser executado demasiado cedo. As traduções devem ser carregadas na acção init ou mais tarde. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/metronewspt/metronews.pt/wp-includes/functions.php on line 6121
Nova Biblioteca Municipal de Vagos já se encontra aberta ao público

Nova Biblioteca Municipal de Vagos já se encontra aberta ao público

Date:

IMG_7089Decorreu no passado dia 19 de dezembro de 2015, a inauguração das novas instalações da Biblioteca Municipal de Vagos.

Este novo espaço cultural, que mantém a fachada original da antiga Escola Preparatória João Grave é composto por uma sala polivalente/pequeno auditório, espaços dedicados à leitura de lazer ou de estudo, locais para visionamento de filmes ou audição de música, sala da hora do conto e, ainda, pontos de acesso à internet.

O fundo documental possui cerca de 20000 livros e 1100 em outros formatos, tais como CD, DVD, CD-ROM e livros eletrónicos.

O projeto da biblioteca municipal foi apresentado aos fundos comunitários do QREN em 2010 e a sua construção iniciou-se em 2011.

Para além da construção da Biblioteca Municipal, foram igualmente comparticipados por fundos comunitários, a aquisição de equipamento e software informático, o fundo documental e o respetivo mobiliário.

Esta nova casa do conhecimento, da cultura e do lazer, do município vaguense teve um custo total, de 1.509.234,21€, sendo financiados em 85%, pelos fundos comunitários.

Foi apoiada tecnicamente pela Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, no âmbito do Programa da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas.

A Biblioteca Municipal encontra-se agora na Rua Dr. Mendes Correia (Pai) – Estrada Nacional 109 e funcionará de terça-feira a sábado, das 10h às 20h.

Inúmeras atividades serão dinamizadas neste novo espaço com projetos de incentivo à leitura procurando sempre que quem visite a biblioteca se sinta bem neste novo espaço de aprendizagem.

A “Hora do Conto” é uma das atividades que começa já no próximo sábado, dia 26 de dezembro, pelas 15h00, com a história: “A Princesa e o cérebro que sentia demais”. Crianças a partir dos 2 anos vão poder assistir a este momento mágico num espaço acolhedor e criativo. A oficina de artes não irá faltar, onde de seguida, as crianças serão convidadas a realizar uma pintura com base na temática do conto. No próximo dia 2 de janeiro de 2016 a “Hora do Conto” regressa com “Os mistérios de Casimiro”, também, pelas 15h.

 

A “Hora do Conto” vai ao encontro de todos e para quem não possa visitar este espaço, vai poder usufruir das “Histórias com a Rádio”. Um sábado por mês, em horário ainda a definir, a Rádio Vagos FM, é parceira levando aos seus ouvintes a transmissão da leitura de um conto para ser ouvido em casa.

As oficinas e tertúlias, também fazem parte da dinamização da biblioteca.

As “Histórias com o Xadrez” é uma oficina (de longa duração) para aprender a jogar xadrez, criar o próprio tabuleiro e respetivas peças (em barro). Por sua vez os participantes terão que criar uma história com as peças do tabuleiro. A história mais original receberá um prémio.

Esta atividade é dirigida as crianças entre os 10 e 15 anos e tem início no dia 27 de janeiro de 2016, das 17h30 às 19h00, à quarta e quinta-feira (duas vezes por mês).

As inscrições estão abertas a partir de 27 de dezembro de 2015 até dia 10 de janeiro de 2016 e podem ser feitas para o e-mail: lurdes.carvalhais@cm-vagos.pt, enviando o nome, idade, contacto telefónico ou e-mail.

Já as “Histórias Com Gentes Da Nossa Terra” é uma iniciativa que tem como finalidade convidar uma personalidade local para contar uma história marcante da sua vida ou falar de um livro que o tenha marcado. As datas e horário serão anunciados brevemente.

O serviço de psicologia da câmara municipal de Vagos, irá dinamizar o projeto “Biblioterapia”, dirigido a toda a comunidade. A “Biblioterapia”, como o próprio nome indica, tem como objetivo a terapia por meio da leitura, proporcionando uma melhoria na qualidade de vida das pessoas. A leitura funciona tanto como uma atividade de lazer, para aliviar a tensão do ambiente, quanto uma forma de conhecimento e atualização.

Quem estiver interessado deverá contactar o serviço de psicologia da câmara municipal através do seguinte contacto:  234 799 600.

Estas e muitas outras iniciativas farão parte da dinamização da biblioteca municipal.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Vila Nova de Gaia promove ações de sensibilização sobre o impacto dos ecrãs na saúde e educação

O projeto «Crescer Curioso», desenvolvido pela Mirabilis, vai percorrer...

Equipa da Ferreira de Castro conquista 3.º lugar na final da Game Jam: Fab Games

A equipa Log Bait, do Agrupamento de Escolas Ferreira...

Feira da Foda 2025: Monção celebra a tradição gastronómica com grande festa

A vila de Monção prepara-se para receber mais uma...

Trevobox leva a emoção das encomendas perdidas ao Porto

A Trevobox, uma start-up algarvia com uma visão inovadora,...