Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorrectamente. O carregamento da tradução para o domínio td-cloud-library foi accionado demasiado cedo. Isto é normalmente um indicador de que algum código no plugin ou tema está a ser executado demasiado cedo. As traduções devem ser carregadas na acção init ou mais tarde. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/metronewspt/metronews.pt/wp-includes/functions.php on line 6121
Escritores com ligação a Baião evocados em jornadas literárias

Escritores com ligação a Baião evocados em jornadas literárias

Date:

2155.0.posO Auditório da Escola Básica e Secundária de Baião acolhe, a 24 de outubro, uma mostra do projeto “Ler (n)o Douro”, que irá proporcionar um dia em torno dos livros e da literatura, tendo o imaginário duriense como pano de fundo.

Dois escritores com especiais ligações a Baião – Eça de Queiroz e Alice Pereira Gomes – figuram entre os autores cujas obras irão preencher estas jornadas, através da apresentação de vários projetos desenvolvidos por escolas da região.Esta iniciativa pedagógica e cultural insere-se no projeto Jornadas Literárias “Ler (n)o Douro”, que tem coordenação Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares e une estabelecimentos de ensino de Baião, Resende, Tabuaço, Moimenta da Beira e Sernancelhe.

REVER EÇA E DESCOBRIR ALICE

Nome cimeiro das letras nacionais, Eça de Queiroz inspirou-se nas paisagens de Baião para a escrita da obra “A Cidade e as Serras”. Hoje em dia a vida e obra deste autor encontra na Fundação Eça de Queiroz (freguesia de Santa Cruz do Douro e São Tomé de Covelas) um eixo central de divulgação.

Alice Pereira Gomes (1910 – 1983) foi uma pedagoga e escritora com uma especial dedicação à literatura infanto-juvenil. Nascida em Tabuaço, a autora passou a sua infância na freguesia baionense de Gestaçô e era irmã do escritor Soeiro Pereira Gomes e do matemático Alfredo Pereira Gomes. Publicou, entre outros livros, “Douro Encantado”, “História de uma Menina” ou “A Lenda das Amendoeiras e A outra História do Capuchino Vermelho”.

Para além dos escritores Eça de Queiroz e Alice Pereira Gomes, vão ainda ser abordados textos de outros dois nomes importantes das letras nacionais: Aquilino Ribeiro e Abel Botelho.

O início desta “maratona” das letras está marcado para as 09h30, com a entrega da documentação. A abertura do evento está agendada para as 10h00 e o encerramento terá lugar às 17h30.

Pelo meio, será assinado o protocolo de constituição da Rede Concelhia de Bibliotecas de Baião, da qual farão parte a Câmara Municipal de Baião, as Bibliotecas Escolares dos Agrupamentos de Escolas de Eiriz-Ancede, Sudeste de Baião e Vale de Ovil e a Fundação Eça de Queiroz. Os grandes objetivos deste projeto são a colaboração ao nível da organização, gestão e disponibilização de recursos documentais e a promoção da leitura.

O evento tem entrada livre e é organizado pela Câmara Municipal de Baião, Rede de Bibliotecas Escolares, DGEstE – Direção de Serviços da Região do Norte e dos Agrupamentos de Escolas de Eiriz, Vale de Ovil e Sudeste de Baião.

PROGRAMA COMPLETO
AUDITÓRIO DA ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE BAIÃO

24 de outubro

09h30 – Entrega da Documentação

10h00 – Abertura

10h15 – Assinatura do Protocolo da Rede Concelhia de Bibliotecas de Baião

10h30 – Apresentação do Projeto Jornadas Literárias Ler (n)o Douro
Coordenação Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares

10h45 – Ler (n)o Douro com Abel Botelho e Alice Pereira Gomes
AE Abel Botelho, Tabuaço

11h15 – Pausa

11h30 – Ler (n)o Douro com Aquilino Ribeiro
AE de Moimenta da Beira
AE Padre João Rodrigues, Sernancelhe

13h00 – Almoço

14h00 – Ler (n)o Douro com Eça de Queiroz
AE de Resende
Externato D. Afonso Henriques, Resende

15h30 – Pausa

15h45 – Ler (n)o Douro com Eça de Queiroz
AE de Eiriz, Baião
AE do Sudeste de Baião
AE do Vale de Ovil, Baião

17h30 – Encerramento

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Vila Nova de Gaia promove ações de sensibilização sobre o impacto dos ecrãs na saúde e educação

O projeto «Crescer Curioso», desenvolvido pela Mirabilis, vai percorrer...

Equipa da Ferreira de Castro conquista 3.º lugar na final da Game Jam: Fab Games

A equipa Log Bait, do Agrupamento de Escolas Ferreira...

Feira da Foda 2025: Monção celebra a tradição gastronómica com grande festa

A vila de Monção prepara-se para receber mais uma...

Trevobox leva a emoção das encomendas perdidas ao Porto

A Trevobox, uma start-up algarvia com uma visão inovadora,...