Os primeiros trabalhadores do “call center”, espaço destinado ao atendimento telefónico, que a francesa Altice vai abrir na cidade de Lamego já estão a ter formação com o objetivo de desenvolverem competências na língua francesa e em técnicas de informática. A formação está a ser ministrada neste momento a mais de setenta pessoas em instalações cedidas pela Câmara Municipal de Lamego.
Após este período, e até ao final do ano, entrará em funcionamento o primeiro “call center” existente nesta cidade que será alojado no espaço que já foi ocupado pela Escola Superior de Educação, na Rua Fausto Guedes Teixeira. Para tal, será celebrado um protocolo de cooperação com a Altice que arrendará o espaço à autarquia, depois desta instituição efetuar obras de requalificação e adaptação.
Em parceria com o Instituto de Emprego e Formação Profissional, a seleção dos candidatos que agora estão em formação teve como fator preferencial a fluência na língua francesa, uma competência essencial ao desempenho neste projeto das funções de assistente de atendimento.
A instalação em Lamego deste “call center”, que poderá criar até 200 postos de trabalho, está inserida no projeto nacional de contact centers desenvolvido pela Randstad para a Altice, empresa francesa do ramo de telecomunicações que adquiriu a Portugal Telecom. Os novos serviços estão a ser criados sobretudo em zonas onde há um forte fluxo de emigração e de imigração e onde as pessoas apresentam um conjunto de competências necessárias para o desenvolvimento deste projeto. É o caso da Guarda, Castelo Branco e Vieira do Minho.