Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorrectamente. O carregamento da tradução para o domínio td-cloud-library foi accionado demasiado cedo. Isto é normalmente um indicador de que algum código no plugin ou tema está a ser executado demasiado cedo. As traduções devem ser carregadas na acção init ou mais tarde. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/metronewspt/metronews.pt/wp-includes/functions.php on line 6121
Francisco Lopes agraciado com a Medalha de Mérito Cultural pelo Governo português - Lamego

Francisco Lopes agraciado com a Medalha de Mérito Cultural pelo Governo português – Lamego

Date:

Medalha_Merito_Cultural_FL2015O Governo português agraciou Francisco Lopes com a Medalha de Mérito Cultural “em reconhecimento do inestimável trabalho desenvolvido, da sua dedicação às causas do património e da reabilitação urbana e à salvaguarda dos centros históricos em Portugal, ao longo de mais uma década”. O secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, procedeu à entrega deste galardão em Ponte de Lima, no âmbito da Convenção Nacional do Património Histórico-Cultural.

A atribuição da Medalha de Mérito Cultural ao autarca do concelho de Lamego é justificada atendendo “às funções que desde 2005 desempenha na Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico, assumindo um papel ativo no despertar de uma nova consciência dos municípios portugueses quanto à relevância da salvaguarda do património, passando os centros históricos a ser o centro da personalidade e da autenticidade das cidades”. Neste contexto, impulsionou a divulgação e o reconhecimento de boas práticas nesta área com a criação do Prémio de Arquitetura “Alexandre Herculano”.

O Governo português enfatiza também o seu empenhamento em ações desenvolvidas em prol do património regional, nomeadamente na cidade de Lamego. Neste concelho, realizou e promoveu várias ações de reabilitação e valorização do património urbano, destacando-se, entre outras, a recuperação e abertura ao público do Castelo de Lamego, assim como a recuperação da sua cisterna, incluindo o projeto de instalação de um núcleo museológico. Interveio ainda na reabilitação do chamado “Eixo Barroco” e na abertura ao público e dinamização do Teatro Ribeiro Conceição.

Na cerimónia realizada em Ponte de Lima, o secretário de Estado da Cultura também outorgou a Medalha de Mérito Cultural a Adriano Vasco Rodrigues, autor de diversas obras e estudos de investigação histórica, artística e arqueológica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Vila Nova de Gaia promove ações de sensibilização sobre o impacto dos ecrãs na saúde e educação

O projeto «Crescer Curioso», desenvolvido pela Mirabilis, vai percorrer...

Equipa da Ferreira de Castro conquista 3.º lugar na final da Game Jam: Fab Games

A equipa Log Bait, do Agrupamento de Escolas Ferreira...

Feira da Foda 2025: Monção celebra a tradição gastronómica com grande festa

A vila de Monção prepara-se para receber mais uma...

Trevobox leva a emoção das encomendas perdidas ao Porto

A Trevobox, uma start-up algarvia com uma visão inovadora,...