Estarreja, Sociedade

Orçamento Participat​ivo Jovem é implementa​do em Estarreja

DSC_0077ssOrçamento Participativo Jovem em Estarreja: decorreu ontem ao final do dia a apresentação oficial do OPJ – Orçamento Participativo Jovem, no edifício dos Paços do Concelho. Enviamos em anexo ficheiros áudio com as intervenções do Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, e do Vereador da Juventude, João Alegria, bem como uma imagem da sessão.

O Município de Estarreja lança o Orçamento Participativo Jovem (OPJ). Uma iniciativa que se destina a jovens estarrejenses dos 12 aos 30 anos, em nome individual ou em grupos informais, com o objetivo de dar oportunidade à juventude de contribuir com ideias e participar ativamente na definição das políticas públicas do concelho.

Liderado pelo Conselho Municipal de Juventude de Estarreja (CMJ), o OPJ chama os mais jovens a identificarem, debaterem e atribuírem prioridades a projetos de superior interesse para o concelho. No sentido de aproximar os jovens das decisões municipais, motivando a cidadania ativa, a autarquia disponibiliza uma verba global de 15 mil euros para a concretização dos melhores projetos, a inscrever no Orçamento Municipal de 2015.
Submissão de propostas em setembro
O OPJ destina-se a jovens com idade entre os 12 e os 30 anos, residentes, estudantes, membros de associações ou naturais do concelho de Estarreja. As propostas devem ter a população jovem como público-alvo e não podem exceder os 5 mil euros, para projetos de âmbito escolar, nem 10 mil euros, no caso de sugestões de âmbito municipal. As propostas devem ser apresentadas através de formulário próprio e enviadas para cmj@cm-estarreja.pt entre os dias 15 e 30 de setembro. Cada jovem pode participar no OPJ com apenas um projeto que será alvo de votação pública durante a Assembleia Municipal Jovem, em outubro.

Esta iniciativa anda de mãos dadas com o Orçamento Participativo Municipal (OPM), que se realiza pela primeira vez na história do Município. Estarreja é um dos 14 municípios portugueses a promover um Orçamento Participativo, uma iniciativa que pretende promover a aproximação dos cidadãos à gestão municipal.

 

PRÓXIMAS FASES DE PARTICIPAÇÃO DO OPJ

Sessões de trabalho nas escolas 2ª quinzena de setembro Recolha de propostas de 15 a 30 de setembro Análise das propostas 1 a 9 de outubro Assembleia Municipal Jovem e votação das propostas 10 de outubro Apresentação Pública dos resultados até 31 de outubro

 

Se precisa de Empresa de web design pode ver a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *