Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorrectamente. O carregamento da tradução para o domínio td-cloud-library foi accionado demasiado cedo. Isto é normalmente um indicador de que algum código no plugin ou tema está a ser executado demasiado cedo. As traduções devem ser carregadas na acção init ou mais tarde. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/metronewspt/metronews.pt/wp-includes/functions.php on line 6121
Exposição "Fios do tempo" até 29 de novembro no Centro Cultural de Vila das Aves em Santo Tirso

Exposição “Fios do tempo” até 29 de novembro no Centro Cultural de Vila das Aves em Santo Tirso

Date:

Prsentiausentia 3 - foto António TeixeiraNo âmbito do programa de exposições do Centro Cultural de Vila das Aves, está patente ao público até dia  29 de novembro de 2013 a exposição Fios do tempo de Isabel Machado Guimarães;  artista-plástica e designer têxtil natural de S. João do Souto, Braga,  mas com profundas ligações profissionais e familiares a uma das mais  importantes empresas têxteis da região, a Fábrica de Fiação e Tecidos  do Rio Vizela, sediada em Vila das Aves.

 

Em Fios do tempo Isabel Machado Guimarães apresenta uma série de trabalhos intitulados Presentiausentia que  traduzem essa profunda ligação ao têxtil não apenas pessoal mas  de toda uma comunidade. A artista plástica fala em «depósito de memórias  coletivas de quem viveu direta (como trabalhador) ou indiretamente (como  familiar, habitante) a realidade da Fábrica de Fiação e Tecidos do  Rio Vizela (1846-2003), a qual ocupa um lugar mítico na história das  empresas nortenhas».

 

O conjunto das obras em exposição, na sua maioria do domínio da  instalação, «traduz uma presença que nos é dada por uma ausência»  escreve a artista-plástica. «As pessoas apesar de ausentes estão  presentes através de uma presença física de objetos, materiais, ferramentas,  máquinas, resíduos, que fizeram parte do seu quotidiano de trabalho…».  Objetos que, retirados do seu contexto funcional, ganham «novo significado  ao serem apresentados em diferentes momentos e locais de exposição».

 

No Centro Cultural de Vila das Aves, a proposta de reflexão em torno  das memórias coletivas de uma comunidade intimamente ligada à indústria  têxtil, apresentada com séria Presentiausentia, ocupa a sala de exposições, mas também parte da área polivalente  do Centro Cultural. Do conjunto de obras selecionadas, fazem parte Presentiausentia 1 e Presentiausenia  5, trabalhos que a artista apresentou no âmbito do concurso  Contextile 2012 – Trienal de Arte Têxtil Contemporânea, inserido  na programação de Guimarães 2012, Capital Europeia da Cultura.

 

NOTA BIOGRÁFICA

Natural de S. João do Souto, Braga, Isabel Machado Guimarães (1976) é licenciada em Artes Plásticas (escultura), pela Faculdade  de Belas Artes da Universidade do Porto, onde frequenta atualmente o  Mestrado em Pintura. Enquanto artista-plástica, integrou o concurso  Contextile 2012 – Trienal de Arte Têxtil Contemporânea, inserido na  programação de Guimarães 2012, Capital Europeia da Cultura, no âmbito  do qual expôs Presentiausentia  1 e Presentiausentia 5, na Casa da Memória (Guimarães). Desde  2009 que expõe com regularidade, nomeadamente em Braga e Porto.   Paralelamente tem desenvolvido alguns trabalhos na área da ilustração,  entre os quais se destaca a ilustração do livro Chapéus há  muitos! da autoria do escritor José Jorge Letria.

 

Formada em Design Têxtil nas áreas de Malha, Tecelagem  e Estamparia pelo antigo Citex (Centro de Formação Profissional da  Indústria Têxtil, Porto), agora designado Modatex, no qual é  formadora, Isabel Machado Guimarães constituiu em 2007 a empresa Around  Design e tem vindo a trabalhar em várias áreas ligadas ao design têxtil,  papel e cerâmica, tendo como clientes a Ambar Ideias no Papel, a Vista  Alegre Atlantis, a Estamparia Adalberto Pinto da Silva, a Lameirinho  Industria Têxtil, a AMR Internacional, a Samofil Têxteis e a Li&Fung.

 

Colabora com a Associação Selectiva Moda na conceção  de fóruns representativos da Indústria Têxtil e do Vestuário (ITV)  nacional em feiras como a Modtissimo (Porto) a Fast Fashion Tour (Londres),  a Tissu Premier (Lille) a Heimtextil (Frankfurt) e participa ainda na  conceção da proposta de cor portuguesa para a Intercolor. Em 1996,  viu o seu projeto de estamparia selecionado no concurso Japan Designers  Association para exibição no Japan Design Museum Kyoto e no Tokio  Metropolitan Museum of Art e, em 2000, recebeu o 1º prémio no concurso  de Design Têxtil do Citeve.

 

+  informação

 

Centro Cultural de Vila das Aves

Rua de Santo Honorato, 220

4795 –  114 Vila das Aves

Telf. 252.870.020

E-mail: ccva@cm-stirso.pt

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Vila Nova de Gaia promove ações de sensibilização sobre o impacto dos ecrãs na saúde e educação

O projeto «Crescer Curioso», desenvolvido pela Mirabilis, vai percorrer...

Equipa da Ferreira de Castro conquista 3.º lugar na final da Game Jam: Fab Games

A equipa Log Bait, do Agrupamento de Escolas Ferreira...

Feira da Foda 2025: Monção celebra a tradição gastronómica com grande festa

A vila de Monção prepara-se para receber mais uma...

Trevobox leva a emoção das encomendas perdidas ao Porto

A Trevobox, uma start-up algarvia com uma visão inovadora,...