Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorrectamente. O carregamento da tradução para o domínio td-cloud-library foi accionado demasiado cedo. Isto é normalmente um indicador de que algum código no plugin ou tema está a ser executado demasiado cedo. As traduções devem ser carregadas na acção init ou mais tarde. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/metronewspt/metronews.pt/wp-includes/functions.php on line 6121
Inaugurada a nova Loja Interativa de Turismo de Santo Tirso

Inaugurada a nova Loja Interativa de Turismo de Santo Tirso

Date:

2013.09.09 - inaug.turismoFoi inaugurada ontem, ao final da manhã, a nova Loja Interativa de Turismo de  Santo Tirso, fruto de um investimento de 192 mil euros que permitiu  requalificar totalmente o Posto de Turismo então existente no edifício  da Câmara Municipal de Santo Tirso. As obras foram cofinanciadas em  85% pela ON.2 depois de a Câmara Municipal de Santo Tirso ter visto  aprovada uma candidatura sua com esse propósito.

 

No ato inaugural da Loja Interativa marcaram presença Castro Fernandes, o presidente da Câmara  Municipal de Santo Tirso, Melchior Moreira, o presidente  da Entidade Regional Turismo do Porto e Norte, Carlos Duarte e João Marrana, os dois  vogais executivos da ON.2, vários Vereadores da Câmara Municipal,  vários Autarcas do concelho, e muitas dezenas de Munícipes interessados  em testemunhar o advento desta nova infraestrutura informativa.

 

Na sua intervenção, Castro Fernandes não deixou  de se congratular com a inauguração da nova Loja Interativa de Turismo  que, segundo ele, “concretiza a crescente aposta do Município de  Santo Tirso na promoção do Turismo enquanto garante do desenvolvimento  local”. Para o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso esta  nova infraestrutura repesenta também “um piscar de olho aos visitantes,  permitindo revelar um concelho que é muito acolhedor e que tem muito  para mostrar”. Daí que, Castro Fernandes tenha aproveitado a ocasião  para lançar o novo “Guia Turístico de Santo Tirso” que permitirá  a munícipes e visitantes conhecer melhor o que o concelho tem para  oferecer em áreas como o Turismo de Negócios, City Short Breaks, Gastronomia,  Turismo da Natureza, Turismo Religioso, Touring Cultural e Paisagístico,  Turismo de Saúde e Bem-Estar. E, em todas estas áreas, Castro Fernandes  não deixou de relevar os principais icons turísticos do concelho,  designadamente o Mosteiro de Santo Tirso (lembrando que está em curso  uma candidatura para o elevar a Património Mundial), o Monte Padrão  com a sua importante Estação Arqueológica em Monte Córdova. Na Saúde  e Bem-Estar, Santo Tirso tem para oferecer as Termas das Caldas da Saúde.  Na gastronomia, há o famosos Licor de Singeverga, os Jesuítas e as  Bolachas Conventuais. Santo Tirso tem ainda para oferecer os seus inúmeros  espaços verdes e parques urbanos como o da Rabada e o da Ribeira do  Matadourou a inaugurar brevemente. Em termos de Hotelaria, Santo Tirso  dispõe de excelentes infraestruturas hoteleiras, nomeadamente o Hotel  Cidnay, o Hotel de Santo Thyrso e a Residencial dos Carvalhais.

 

Castro Fernandes lembrou ainda que, através da sua  Loja Interativa, o novo Posto de Turismo de Santo Tirso passará a ser  um espaço de ligação em rede entre todos os espaços de promoção  e divulgação turísticas do Norte de Portugal, possuirá um conjunto  de valências tecnológicas, que o transformará num espaço de lazer/diversão,  educativo, formativo e informativo, através da sua componente de interatividade.

 

Quem visitar a Loja Interativa de Turismo de Santo  Tirso poderá aceder a vídeos sobre o Concelho e sobre o Norte de Portugal,  animações apelativas, mapas, textos e descrições, visitas virtuais,  animação 3D, aplicações para smart phones, pintura virtual, entre  outros, participando ativamente na valorização turística da região.

 

Para além dos habituais serviços de promoção  e divulgação da região e de suporte aos turistas, a nova Loja Interativa  de Turismo de Santo Tirso vai disponibilizar ainda produtos tradicionais  da região, assim como packs de experiências da região: Gifts/Merchandising  relacionados com a região; Livros e DVDs sobre a região e de autores  regionais; CD’s de música regional; Reservas de serviços turísticos;  Bilhética e Publicidade.

 

Para Melchior Moreira, o presidente da Entidade Regional  Turismo do Porto e Norte “a constante evolução dos fluxos turísticos  e o elevado grau de competitividade existente entre os diferentes destinos,  tanto a nível nacional como internacional, levaram a Entidade Regional  do Porto e Norte de Portugal (ERT PNP), juntamente com as entidades  parceiras, à reformulação da estratégia, a nível regional, no que  concerne à captação dos turistas. Estas entidades percecionaram,  desde logo, a forte necessidade de oferecer, cada vez mais, informação  e serviços personalizados e sofisticados, com o intuito de, numa fase  posterior, fidelizar os visitantes ao destino”.

 

Foi nesse sentido que a Câmara Municipal de Santo  Tirso, em parceria com a ERT PNP implementou a nova loja interativa  de turismo, loja esta que integrará uma rede regional de lojas interativas,  tendo em vista a potenciação económica e social da região no seu  todo, com base nas linhas orientadoras definidas no documento “Norte  2015” como sejam:

 

1. A uniformização da imagem Porto e Norte de Portugal

 

2. A otimização do acesso à informação;

 

3. A inovação;

 

4. A promoção dos distintos  produtos estratégicos definidos no Plano Estratégico Nacional do Turismo  associados à Região;

 

5.  O Desenvolvimento socioeconómico;

 

A Loja Interativa de Turismo de Santo Tirso ficará instalada no antigo Posto de Turismo  existente nos Paços do Concelho, precisamente por ser considerado um  meeting-point dos principais fluxos turísticos e populacionais dentro  da sede de concelho, permitindo uma adequação plena aos interesses  e motivos de procura por parte da população e dos turistas.

 

Importa, por último, dar conta de que até  final do corrente mês ficará instalada na Praça 25 de Abril uma Promotora  Turística sob a forma de um Totem Informático para que os visitantes  possam consultar, a qualquer hora do dia e ao fim-de-semana, toda a  oferta turística do concelho.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Vila Nova de Gaia promove ações de sensibilização sobre o impacto dos ecrãs na saúde e educação

O projeto «Crescer Curioso», desenvolvido pela Mirabilis, vai percorrer...

Equipa da Ferreira de Castro conquista 3.º lugar na final da Game Jam: Fab Games

A equipa Log Bait, do Agrupamento de Escolas Ferreira...

Feira da Foda 2025: Monção celebra a tradição gastronómica com grande festa

A vila de Monção prepara-se para receber mais uma...

Trevobox leva a emoção das encomendas perdidas ao Porto

A Trevobox, uma start-up algarvia com uma visão inovadora,...