Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorrectamente. O carregamento da tradução para o domínio td-cloud-library foi accionado demasiado cedo. Isto é normalmente um indicador de que algum código no plugin ou tema está a ser executado demasiado cedo. As traduções devem ser carregadas na acção init ou mais tarde. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/metronewspt/metronews.pt/wp-includes/functions.php on line 6121
Arquivo municipal protege espólio fotográfico de Vale de Cambra

Arquivo municipal protege espólio fotográfico de Vale de Cambra

Date:

AVC_002_jpgEm Vale de Cambra será possível, em breve, fazer-se uma viagem do século passado até aos nossos dias, através da Fotografia.

O Arquivo Municipal de Vale de Cambra está a desenvolver um trabalho de pesquisa, estudo, recuperação e preservação de espólio fotográfico. O conjunto de objetos, onde algumas máquinas datam do início do século XX, chegaram à Câmara Municipal de Vale de Cambra, através da aquisição dos espólios fotográficos da Foto Sousa e da Foto Central.

Analisados e recuperados voluntariamente por uma técnica superior de fotografia, os objetos, entre eles máquinas fotográficas, obturadores, objetivas e outras peças relacionadas com o mundo da fotografia, começam assim, a ganhar uma nova vida, fazendo parte da coleção do Arquivo Municipal do nosso Concelho.

O objetivo, para além da sua preservação é, no futuro, mostrar à comunidade a história e o valor da fotografia e do seu papel, à luz do tempo dos nossos avós.

Sandra Vilas-Boas é a técnica superior de fotografia que está a estudar e a recuperar o material fotográfico, realçando “o valor e a importância que todo o material tem para futuramente, a Câmara Municipal poder, inclusive, criar, por exemplo, uma grande exposição”.

Este trabalho começou, numa primeira fase, com a limpeza e verificação do equipamento, passando-se de seguida à inventariação, onde se incluiu o registo fotográfico das peças. Atualmente, identificam-se todas as suas características técnicas. Na opinião da responsável, este “é o primeiro passo para que possamos efetivamente dispor de um espólio preservado e que possa ser mostrado, isto é, consultado publicamente”.

Ciente da importância e do valor de todo o espólio fotográfico existente no nosso concelho, o objetivo da Câmara Municipal é pois, recuperar o material, usa-lo em serviço educativo e ainda, poder emprestar a outros serviços municipais para efeitos de exposição. Tudo porque a história da fotografia pode ser, também, a história ou as histórias de quem é fotografado e, consequentemente, de uma comunidade!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Vila Nova de Gaia promove ações de sensibilização sobre o impacto dos ecrãs na saúde e educação

O projeto «Crescer Curioso», desenvolvido pela Mirabilis, vai percorrer...

Equipa da Ferreira de Castro conquista 3.º lugar na final da Game Jam: Fab Games

A equipa Log Bait, do Agrupamento de Escolas Ferreira...

Feira da Foda 2025: Monção celebra a tradição gastronómica com grande festa

A vila de Monção prepara-se para receber mais uma...

Trevobox leva a emoção das encomendas perdidas ao Porto

A Trevobox, uma start-up algarvia com uma visão inovadora,...