Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorrectamente. O carregamento da tradução para o domínio td-cloud-library foi accionado demasiado cedo. Isto é normalmente um indicador de que algum código no plugin ou tema está a ser executado demasiado cedo. As traduções devem ser carregadas na acção init ou mais tarde. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/metronewspt/metronews.pt/wp-includes/functions.php on line 6121
Motonáutica trouxe espetáculo à Albufeira da Pala em Baião

Motonáutica trouxe espetáculo à Albufeira da Pala em Baião

Date:

A Federação Portuguesa de Motonáutica, a Câmara Municipal de Baião e o Clube Náutico de Ribadouro, com a colaboração da Dolmen, CRL organizaram nos dias 29 e 30 de Setembro, na Albufeira da Pala, no rio Douro, o Grande Prémio de Baião, que incluiu uma ação de formação da Fórmula Futuro e a ultima etapa do Campeonato Nacional das classes F4 (catamarans) e T 850 (monocascos). Dez anos depois este evento assinalou o regresso da modalidade à zona da Pala, numa jornada que se traduziu num êxito desportivo e ficou marcada pelo numeroso público que assistiu ao decorrer das competições.

O presidente da Câmara Municipal de Baião, José Luís Carneiro, assinalou o arranque da prova dirigida aos mais jovens, a Fórmula Futuro e referiu que a autarquia está empenhada no desenvolvimento da Motonáutica no concelho. “Esta iniciativa reveste-se de grande interesse para o concelho de Baião porque atrai milhares de pessoas, o que permite a divulgação das potencialidades turísticas e paisagísticas do nosso município”, notou o autarca. José Luís Carneiro garantiu, ainda, que a autarquia irá apoiar o projeto de criação de uma escola de desportos náuticos, integrada no Clube Náutico de Ribadouro. A Federação Portuguesa de Motonáutica contribuiu para o arranque deste projeto com a cedência de duas embarcações que ficarão guardadas em Ribadouro.

O autarca marcou também presença na cerimónia de entrega de prémios referente à época transata. Nesse evento estiveram presentes o presidente do Clube Náutico de Ribadouro, Mário Sousa, o presidente da Federação Portuguesa de Motonáutica, Mário Gonzaga, o presidente da Assembleia Municipal de Baião, José Pinho Silva e o vice-presidente da CM Baião, bem como diversos autarcas de freguesia e representantes de instituições concelhias. Outra das entidades parceiras no evento foi a Cooperativa Dolmen, que esteve representada pelo seu presidente Telmo Pinto, que acompanhou as provas realizadas a 30 de Setembro.

FORTE PARTICIPAÇÃO DE CONCORRENTES E DE PÚBLICO

As provas realizaram-se ao longo dos dias 29 e 30 de Setembro. O dia 29 ficou reservado para os mais jovens, entre os 8 e os 16 anos, que experimentaram a adrenalina de conduzir uma embarcação na “Fórmula Futuro”. Houve inscrições de jovens dos concelhos de Baião, Porto e Resende e de um elevado número de concorrentes do sexo feminino. Orientados por monitores da Federação Portuguesa de Motonáutica, os jovens ganharam o gosto pela modalidade, o que deixa antever que a modalidade irá ganhar muitos adeptos em Baião.

Houve ainda provas das categorias F4 e T850. No primeiro caso a vitória sorriu a Pedro Fortuna, que se sagrou campeão nacional daquela categoria. O pódio ficou fechado com as presenças de Paulo Raposo e de Eduardo Miranda. Saliente-se, ainda, a participação de um piloto da “terra”, Arnaldo Magalhães, que até ter sido obrigado a desistir na segunda manga por avaria tinha conseguido uma boa prestação.

Na categoria T 850 a classificação ordenou-se da seguinte forma: Tiago Évora, Luís Correia e a aniversariante Andreia Pereira em terceiro lugar. Esta vitória garantiu a Tiago Évora a conquista de mais um título de campeão nacional, que detém desde 2010.

O culminar do dia 30 deu-se com a consagração dos concorrentes, numa cerimónia realizada no Jardim da Pala, um espaço de lazer recentemente requalificado pela Câmara Municipal de Baião e onde se destacam, para além da proximidade com o rio Douro, elementos de natureza cultural alusivos ao escritor Alves Redol (autor do livro “Portomanso”) e aos barcos rebelos, que durante décadas constituíram um elemento de vital importância para a economia local.
Quem também compareceu em grande número foi o público, que preencheu as margens ribeirinhas de Baião e de Cinfães e trouxe um colorido especial a um fim-de-semana desportivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Vila Nova de Gaia promove ações de sensibilização sobre o impacto dos ecrãs na saúde e educação

O projeto «Crescer Curioso», desenvolvido pela Mirabilis, vai percorrer...

Equipa da Ferreira de Castro conquista 3.º lugar na final da Game Jam: Fab Games

A equipa Log Bait, do Agrupamento de Escolas Ferreira...

Feira da Foda 2025: Monção celebra a tradição gastronómica com grande festa

A vila de Monção prepara-se para receber mais uma...

Trevobox leva a emoção das encomendas perdidas ao Porto

A Trevobox, uma start-up algarvia com uma visão inovadora,...