Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorrectamente. O carregamento da tradução para o domínio td-cloud-library foi accionado demasiado cedo. Isto é normalmente um indicador de que algum código no plugin ou tema está a ser executado demasiado cedo. As traduções devem ser carregadas na acção init ou mais tarde. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/metronewspt/metronews.pt/wp-includes/functions.php on line 6121
Festival de Água Encantáguas’09: «Os Aguadeiros» em Santo Tirso

Festival de Água Encantáguas’09: «Os Aguadeiros» em Santo Tirso

Date:

O Festival de Água Encantáguas’09 – «Os Aguadeiros» – é um espectáculo de teatro, dança, canto e música, que terá lugar no dia 26 de Setembro, sábado, pelas 22h00, no Parque Urbano da Rabada, em Burgães, Santo Tirso, com entrada livre.  

O objectivo é, através da simbologia, da cor, da mensagem, do gesto e da música, homenagear o elemento água, assente no princípio “Não há vida sem água. A água é um bem precioso indispensável a todas as actividades humanas”.  

Esta iniciativa faz parte na Candidatura “Parcerias para a Regeneração Urbana de Santo Tirso – Margens do Ave” e está incluída na Operação de Animação do Parque Urbano da Rabada que é co-financiada pelo Programa Operacional Regional do Norte – ON.2, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. Esta acção beneficia de um financiamento de 70% para um investimento elegível de 60.000 €.  

Este espectáculo surge no seguimento do Projecto de Educação Ambiental «Encantáguas» da Câmara Municipal de Santo Tirso e tem como parceiros a Universidade Sénior Tirsense, a Santa Casa da Misericórdia de Santo Tirso, o Citex e a CAID – Cooperativa de Apoio e Integração do Deficiente de Santo Tirso e como patrocinadores a Indáqua e a ArcoTêxteis.  

«Os Aguadeiros» é um espectáculo que convoca várias disciplinas performativas: o teatro, a dança, o canto e a música. Toda a concepção dramatúrgica parte do conceito da Água enquanto espelho de uma conduta e atitude individuais, alertando para o urgente despertar de uma nova consciência colectiva.  

A estrutura dramática desenha-se numa sequência de quadros cénicos que caminham do caos em direcção à ordem. Denunciar/Enunciar os sinais da catástrofe eminente e repor o equilíbrio descreve o percurso do espectáculo que se estrutura pela combinação de vários fluxos narrativos, misturando referências, géneros teatrais e atmosferas. 

«Os Aguadeiros»:

“Os Aguadeiros” conta a história de seis sobreviventes ao fim do mundo. Estes mensageiros carregam as memórias da vida que, de súbito, secou. Juntos iniciam uma travessia à procura da água. Ao longo do caminho, num movimento permanente, evocam e perseguem o fluxo da vida onde a água é a origem. Do caos em direcção à ordem, cada personagem carrega um saber que usa enquanto instrumento.  Uma mulher grávida. O rapaz da cana de pesca. Uma lavadeira. Um palhaço concertinista. Uma mulher voz da água. Um homem voz da água. Onde chegarão? 

Ficha Técnica:

Dramaturgia, Encenação e Direcção Plástica: Manuela Ferreira

Direcção de movimento e Direcção Plástica: Patrícia Costa

Interpretação:

António Oliveira (Violoncelista)

Ana Arqueiro (Actriz)

Cristina Miranda (Cantora)

Janela Magalhães (Actor)

Patrícia Costa (Bailarina)

Patrícia Pereira (Concertinista)

Cenografia e Figurinos: Patrícia Costa

Desenho e Operação de Luz: João Abreu

Desenho de Cenografia e Construção de Adereços: Emanuel Santos

Figurantes: Grupo da Universidade Sénior, entre outros

Produção: Marta Alves

Formadora/Coreógrafa: Eva Azevedo

Músicos: Paulo das Cavernas e Márcio Pinto 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Vila Nova de Gaia promove ações de sensibilização sobre o impacto dos ecrãs na saúde e educação

O projeto «Crescer Curioso», desenvolvido pela Mirabilis, vai percorrer...

Equipa da Ferreira de Castro conquista 3.º lugar na final da Game Jam: Fab Games

A equipa Log Bait, do Agrupamento de Escolas Ferreira...

Feira da Foda 2025: Monção celebra a tradição gastronómica com grande festa

A vila de Monção prepara-se para receber mais uma...

Trevobox leva a emoção das encomendas perdidas ao Porto

A Trevobox, uma start-up algarvia com uma visão inovadora,...