Sociedade, Vale de Cambra

Adrimag vai gerir cerca de 16 milhões de euros em fundos comunitários – Vale de Cambra

São 15,7 milhões de euros, do Programa LEADER, que a ADRIMAG (Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras de Montemuro, Arada e Gralheira) vai gerir até 2013. O protocolo foi assinado no passado dia 10 de Dezembro, em Castelo Branco, na presença de Jaime Silva, Ministro da Agricultura.
 
Os fundos destinam-se ao financiamento de projectos no âmbito do desenvolvimento rural nos 7 municípios da zona de intervenção da associação (Arouca, Castelo de Paiva, Castro Daire, Cinfães, São Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale de Cambra).
 
O protocolo foi rubricado pelo presidente da Direcção da ADRIMAG, Artur Neves, e pelo presidente da Autoridade de Gestão do PRODER, Carlos Guerra.
 
Durante o seu discurso, o Ministro da Agricultura adiantou que «que a verba agora disponibilizada poderá ainda sofrer aumentos, desde que as associações credenciadas para a gestão do Eixo 3/abordagem LEADER demonstrem capacidade de implementação e qualidade nos projectos a aprovar, nos territórios respectivos».
 
Os projectos financiados pelo LEADER devem focar cinco aspectos:
 
– Diversificação de Actividades na Exploração Agrícola
– Criação e Desenvolvimento de Microempresas
– Desenvolvimento de Actividades Turísticas e de Lazer
– Valorização do património rural
– Serviços Básicos à população rural
 
Após as diversas fases deste processo, onde se inclui a assinatura deste protocolo, a ADRIMAG já levou a cabo várias sessões de divulgação na sua zona de intervenção. Conta ainda abrir o primeiro período de candidaturas ao público em geral já durante o primeiro trimestre de 2009.

Artigo AnteriorPróximo Artigo