Destaque, Guimarães

Entrega do prémio da árvore portuguesa do ano 2024 na Casa Margaride

Camélia-japoneira árvore do ano

A Camélia-Japoneira de Guimarães vence a 7ª edição nacional

A entrega do Prémio da Árvore Portuguesa do Ano 2024 está agendada para amanhã, dia 15 de fevereiro, às 16h00, na Casa de Margaride, em Guimarães. Este evento tem como objetivo celebrar a árvore vencedora do título nacional após um processo de seleção e votação popular.

Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, com representantes portugueses da UNAC – União da Floresta Mediterrânica e José Couceiro, proprietário da Camélia de Guimarães, estarão presentes neste evento significativo.

A Camélia-Japoneira, que reside nos jardins centenários da Villa Margaride, em Guimarães, foi eleita a vencedora da 7ª edição nacional da Árvore do Ano. Este exemplar irá representar Portugal no concurso internacional.

Um tributo à história e às relações comerciais

Esta camélia não é apenas uma árvore bonita; ela é uma representação viva da história portuguesa e das relações comerciais entre Portugal e o Japão. A introdução desta espécie exótica em território nacional remonta aos tempos dos descobrimentos, quando marinheiros das naus traziam e levavam sementes de diferentes espécies entre os vários portos do Mundo.

Pela segunda vez consecutiva, uma espécie exótica conquista o título da Árvore do Ano, com a Camélia-Japoneira a receber um total impressionante de 3.900 votos, a votação mais elevada de todas as edições.

Esta árvore, reconhecida pelo seu desenho em forma de campânula, com 6,30 metros de diâmetro e 6,15 metros de altura, foi considerada de interesse público. Este reconhecimento foi oficializado pelo Despacho n.º 837/2022, devido à sua idade centenária e ao seu significado paisagístico.

Resultados finais da votação

Além da Camélia-Japoneira, outras árvores merecedoras receberam reconhecimento. O segundo lugar foi ocupado pelo Sobreiro do Rei, localizado em Mafra, Lisboa, com 3.075 votos, seguido pela Oliveira do Peso, em Pedrogão, Vidigueira, com 2.988 votos.

O público teve a oportunidade de escolher entre 10 árvores candidatas, contribuindo para um total de votos registados de 24.758, o maior desde o início do concurso nacional.

Representação internacional

A Camélia-Japoneira irá agora representar Portugal no concurso europeu “Tree of the Year”. As votações para este concurso decorrerão online durante o mês de fevereiro de 2024.

Para saber mais sobre as histórias das dez árvores nacionais que estiveram a concurso, bem como os resultados completos do concurso nacional, visite https://portugal.treeoftheyear.eu.

Se precisa de gestão de publicidade online pode ver a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *