Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorrectamente. O carregamento da tradução para o domínio td-cloud-library foi accionado demasiado cedo. Isto é normalmente um indicador de que algum código no plugin ou tema está a ser executado demasiado cedo. As traduções devem ser carregadas na acção init ou mais tarde. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/metronewspt/metronews.pt/wp-includes/functions.php on line 6121
Padre Ramiro Loureiro da Cruz, missionário Comboniano, vai hoje a sepultar em Viseu

Padre Ramiro Loureiro da Cruz, missionário Comboniano, vai hoje a sepultar em Viseu

Date:

O padre Ramiro Loureiro da Cruz, um dos pioneiros missionários combonianos portugueses, faleceu no último sábado, aos 89 anos, de acordo com informações divulgadas pelos Missionários Combonianos.

O funeral do padre Ramiro Cruz está agendado para o dia 2 de janeiro, às 15h00, na capela do Seminário das Missões de Viseu. A cerimônia será presidida por D. António Luciano, bispo da diocese.

“Damos graças a Deus pela vocação missionária do padre Ramiro, um dos primeiros Combonianos portugueses, e pela alegria e entusiasmo com que viveu a sua missão ao serviço dos mais pobres segundo o carisma de São Daniel Comboni”, expressa a nota enviada à Agência ECCLESIA.

Natural de Viseu, o padre Ramiro Loureiro da Cruz nasceu em Rio da Loba a 29 de dezembro de 1934. Após estudar no seminário de Viseu, ingressou no Instituto dos Missionários Combonianos.

Ordenado padre em 14 de março de 1959, dedicou os primeiros anos de sacerdócio à animação missionária. Com o crescimento dos combonianos portugueses, tornou-se o primeiro responsável da circunscrição portuguesa, permanecendo no país até 1975, quando foi destinado ao Brasil, trabalhando na pastoral, incluindo a pastoral indígena.

No período de 1981 a 1986, desempenhou funções na formação de candidatos a irmãos missionários combonianos, primeiro em Aveiro e, posteriormente, regressando à missão na América Latina. Atuou como formador no Centro Internacional de Formação de Irmãos, em Bogotá, Colômbia, e mais tarde como diretor espiritual no seminário menor do Vicariato Apostólico de Esmeraldas, no Equador.

Em 2000, regressou a Portugal e, dois anos depois, partiu como missionário para Moçambique, onde colaborou na formação de seminaristas durante 12 anos. Em 2012, regressou a Portugal.

Após o funeral, o corpo do padre Ramiro Loureiro da Cruz será sepultado na campa dos Combonianos, no Cemitério Novo, na cidade de Viseu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Vila Nova de Gaia promove ações de sensibilização sobre o impacto dos ecrãs na saúde e educação

O projeto «Crescer Curioso», desenvolvido pela Mirabilis, vai percorrer...

Equipa da Ferreira de Castro conquista 3.º lugar na final da Game Jam: Fab Games

A equipa Log Bait, do Agrupamento de Escolas Ferreira...

Feira da Foda 2025: Monção celebra a tradição gastronómica com grande festa

A vila de Monção prepara-se para receber mais uma...

Trevobox leva a emoção das encomendas perdidas ao Porto

A Trevobox, uma start-up algarvia com uma visão inovadora,...