Sociedade

Papa Francisco apela ao fim da invisibilidade das pessoas marginalizadas na sociedade

O Papa Francisco lançou um apelo veemente para que as pessoas à margem da sociedade, incluindo os sem-abrigo, portadores de deficiência e aqueles em situação de pobreza extrema, não sejam ignorados nem considerados descartáveis. O apelo foi feito através do vídeo de oração do mês de setembro, publicado online hoje.

A urgência de reconhecer a dignidade

O Papa Francisco instou à sociedade a reverter a tendência de tornar invisíveis as pessoas marginalizadas, seja devido à pobreza, dependência, doença mental ou deficiência.

Ele destacou como uma pessoa sem-abrigo pode falecer na rua sem sequer ser notícia, questionando como a indiferença chegou a tal nível.

A cultura do acolhimento e solidariedade

Na tentativa de combater a “cultura do descarte” que subestima o valor humano em relação ao ganho económico, o Papa destacou a necessidade de acolher e cuidar daqueles que necessitam. Ele encorajou a sociedade a concentrar-se no “acolhimento”, fornecendo abrigo, amor e calor humano às pessoas marginalizadas.

Um olhar sobre as imagens do vídeo

O vídeo de oração do Papa apresentou cenas impactantes de pessoas sem-abrigo em várias partes do mundo, desde os passeios do Canadá, Estados Unidos, Quénia, Camarões e Índia, até crianças de rua que limpam vidros de carros nos semáforos de São Salvador. Além disso, o vídeo mostrou pessoas com deficiência na Espanha, Filipinas e América Central, bem como barracas precárias nas sombras de arranha-céus em cidades como Vancouver, Buenos Aires e Rio de Janeiro.

A voz para os esquecidos

A Rede Mundial de Oração do Papa ressaltou que o vídeo de setembro dá voz aos “esquecidos pela Comunicação Social”, destacando a crise global da pobreza extrema e condições habitacionais precárias. Com base em dados da ONU, mais de 700 milhões de pessoas vivem em situação de pobreza extrema e cerca de 1.600 milhões vivem em condições habitacionais precárias, inclusive em países industrializados.

Transformando perspectivas através da oração

O diretor internacional da Rede Mundial de Oração do Papa, padre Frédéric Fornos, ressaltou que o Papa Francisco convida as pessoas a olhar para a pobreza e exclusão de forma diferente, através da oração que transforma corações e perspectivas. O Cardeal Michael Czerny, do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral da Santa Sé, destacou a necessidade de reconhecer a dignidade daqueles marginalizados pela economia impiedosa e pela indiferença, promovendo uma cultura do acolhimento.

Se precisa de Agência de branding pode falar com a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *