A quarta edição do Manobras – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas – retoma agora na primavera 2021, depois do primeiro momento no outono 2020. Assumindo uma atitude corajosa de avançar com espetáculos em dois momentos distintos, o evento aposta em projetos artísticos em espaços não convencionais, dando a conhecer propostas que mobilizam as populações com toda a segurança.
A programação acontece nesta segunda fase de 24 de abril a 13 de junho, com iniciativas em Abrantes, Alcanena, Alcobaça, Barreiro, Lisboa, Montemor-o-Novo, Montijo, Palmela, Pombal, Sesimbra, Sobral de Monte Agraço, Tomar e Torres Vedras. O festival conta nesta edição com 49 apresentações.
Desta feita, destaque para espetáculos da Radar 360º, LUA CHEIA teatro para todos, Cláudia Gaiolas, WETUMTUM, Trupe dos Bichos, Teatro e Marionetas de Mandrágora, Partículas Elementares, Teatro Mais Pequeno do Mundo, Trupe Fandanga, Alma d’Arame e Teatro Só.
O lançamento do Festival é concretizado agora de forma diferente. A Diretora Executiva da Artemrede, Marta Martins, revela as experiências e propostas artísticas em diálogo com uma autarca, Inês Silva, Vereadora da Cultura do Município de Alcobaça, uma espectadora, Helena Rico, Visionária do Município de Tomar, e dois artistas, Graeme Pulleyn e Cláudia Gaiolas (ver vídeo AQUI). Uma conversa animada entre uma autarca, dois artistas e uma visionária, moderada pela diretora executiva da Artemrede.
Os espetáculos da edição Primavera 2021 procuram celebrar o regresso às formas artísticas em presença e a capacidade dos artistas imaginarem futuros com os espectadores.
Em “Antiprincesas”, Cláudia Gaiolas apresenta mulheres lutadoras, independentes e apaixonadas aos espectadores. Desta feita, a militar boliviana de origem indígena Juana Azurduy e a escritora brasileira Clarice Lispector chegam em modo teatro para a infância a cinco territórios. Em “Pequena CircOOnferência” a performance flutua entre o rigor histórico da História do Circo Europeu e a dimensão onírica de um historiador que aspira ser um artista de Circo. “O Ninho” é o projeto mais recente das Partículas Elementares e é também o mais arriscado, pois a companhia propõe-se contar a história sem uma única palavra, a partir de um poema de Miguel Torga.
“Arquétipo”, “BebeeThoven”, “CRASSH_Duocircus”, “Histórias a Meias”, “Da boca para as Mãos”, “O Meu Pequeno Grande Mundo”, “QUBIM”, “Sorriso”, “Solitária” e “Teatro de Robertos” fecham a programação do Manobras, trabalhando sobre a imaginação, a identidade e as relações humanas.
Num ano particularmente difícil para as estruturas e eventos culturais, o Manobras assegura a programação nos territórios não só cumprindo todas as normas de saúde pública em vigor, como encontrando formas artísticas que promovem a participação dos espectadores de forma totalmente segura.
Toda a programação do Manobras – Festival Internacional de Marionetas e Formas animadas encontra-se atualizada em www.manobras.pt
A Artemrede é um projeto de cooperação cultural e territorial que atua, desde 2005, nas áreas da programação em rede, do apoio à criação, da formação e da mediação cultural. Atualmente é constituída por 18 associados: os municípios de Abrantes, Alcanena, Alcobaça, Almada, Barreiro, Lisboa, Moita, Montemor-o-Novo, Montijo, Oeiras, Palmela, Pombal, Santarém, Sesimbra, Sobral de Monte-Agraço, Tomar, Torres Vedras e a cooperativa Rumo.
Consulte toda a programação de Alcobaça AQUI.
Precisa de calçado ortopédico verifique na Lola