Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorrectamente. O carregamento da tradução para o domínio td-cloud-library foi accionado demasiado cedo. Isto é normalmente um indicador de que algum código no plugin ou tema está a ser executado demasiado cedo. As traduções devem ser carregadas na acção init ou mais tarde. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/metronewspt/metronews.pt/wp-includes/functions.php on line 6121
Dia Internacional das Pessoas com Deficiência lembrado em Celorico de Basto

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência lembrado em Celorico de Basto

Date:

O dia 03 de dezembro é o dia Internacional das Pessoas com Deficiência e a Associação de Solidariedade Social de Basto com o apoio do Município de Celorico de Basto, algumas escolas e IPSS´S uniram-se, na praça Albino Alves Pereira, para celebrar a data, uma efeméride que procura lembrar “os que são diferentes numa sociedade em que ninguém é igual”.

Aula de Zumba e árvore de Natal da amizade marcaram as celebrações deste dia.

“Hoje é um dia muito especial, um dia em que lembramos e sensibilizamos para a inclusão. Incluir será sempre a palavra de ordem até que já não seja necessário fazer-lhe referência” disse Joaquim Mota e Silva, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto e da Associação de Solidariedade Social de Basto. O autarca marcou presença na iniciativa promovida no âmbito das celebrações do dia 3 de Dezembro e salientou que “estas iniciativas só são possíveis quando trabalhamos de mãos dadas, todos por um mesmo objetivo, apoiar, incluir, ajudar. Quando damos as mãos e desenvolvemos projetos para o bem comum, quando despertamos consciências, quando consciencializamos para a igualdade na diferença, todos e todas somos humanos, todos e todas merecemos uma oportunidade para construirmos a nossa história o nosso caminho”. Joaquim Mota e Silva agradeceu a presença de todos e o empenho na elaboração da árvore de Natal ou árvore da Amizade, “uma árvore feita graças ao empenho das várias entidades, uma árvore que irá crescer, que nos anos futuros terá a dimensão que desejamos, a dimensão dos nossos sonhos, dos nossos projetos, da amizade que nos une”.

Este dia foi instituído pelas nações unidas em 1992 e procura promover uma maior compreensão para assuntos direcionados para a deficiência, como a acessibilidade, a mobilidade, a inclusão, numa busca ativa pela defesa da dignidade, do direito e do bem-estar das pessoas.

Fernando Peixoto, Provedor Intermunicipal do Tâmega e Sousa não pode deixar de referir que a inclusão tem que ser da responsabilidade de todos, “é uma questão de civismo, de humanidade, de direitos humanos. É dever de todos contribuir para que cada um se sinta pertença a uma mesma sociedade de forma digna e para isso é preciso uma maior consciência para os obstáculos que as pessoas com deficiência se debatem diariamente. Ainda existe um longo caminho pela frente na mitigação dos obstáculos, na criação de infraestruturas inclusivas, na descriminação laboral, social e cultural, o trabalho de consciencialização é fundamental”.

Nesta ação de sensibilização os utentes o CAO – Centro de Atividades Ocupacionais foram os protagonistas. “O meu sonho é ser professora de Zumba, mas também vou tirar o curso de cozinha, adoro fazer bolos e rissóis e tenho a certeza que vou concretizar os meus sonhos”, disse-nos Diana, de 19 anos, com trissomia 21.

Para sensibilizar ainda mais para a temática foi desenvolvido um vídeo com os utentes do CAO a desempenhar diferentes profissões, em diferentes espaços do concelho. O mesmo será divulgado nas diferentes plataformas digitais ao longo do dia.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Vila Nova de Gaia promove ações de sensibilização sobre o impacto dos ecrãs na saúde e educação

O projeto «Crescer Curioso», desenvolvido pela Mirabilis, vai percorrer...

Equipa da Ferreira de Castro conquista 3.º lugar na final da Game Jam: Fab Games

A equipa Log Bait, do Agrupamento de Escolas Ferreira...

Feira da Foda 2025: Monção celebra a tradição gastronómica com grande festa

A vila de Monção prepara-se para receber mais uma...

Trevobox leva a emoção das encomendas perdidas ao Porto

A Trevobox, uma start-up algarvia com uma visão inovadora,...