A Câmara de Oliveira de Azeméis devolveu um búteo (águia de asa redonda) à Natureza após ter sido restabelecido no Centro de Recuperação de Animais Selvagens do Parque Biológico de Gaia.
A ação teve a colaboração do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) do Destacamento Territorial de Oliveira de Azeméis da Guarda Nacional Republicana e foi presenciada por cerca de seis dezenas e meia de alunos da EB1 e jardim-de-infância de Lações.
Antes da devolução da águia à vida selvagem e num momento de sensibilização ambiental, as crianças tiveram a oportunidade de ouvir Hugo Oliveira, zootécnico do Parque Biológico de Gaia, falar sobre a importância da preservação e recuperação das espécies animais.
Os mais pequenos ficaram também a saber como são recolhidas as aves debilitadas pelo SEPNA da GNR de Oliveira de Azeméis antes de serem enviadas para o Parque Biológico de Gaia onde são recuperadas.
O búteo, com menos de um ano de vida, foi capturado no concelho há cerca de três meses em estado debilitado tendo sido avaliado e estabilizado no Parque Biológico de Gaia.
A devolução da águia à Natureza, que integrou a celebração do Dia Mundial do Animal, foi efetuada pela vereadora do ambiente, Ana Filipa Oliveira, tendo decorrido no parque de La Salette.
Se precisa de gestão de publicidade online pode ver a Livetech