Nesta cerimónia discursaram ainda o presidente da Liga dos Combatentes, Tenente General Joaquim Chito Rodrigues, o vice-cônsul Britânico no Algarve, Sr. Clive Jewell, o embaixador da Austrália em Portugal, Sr. Peter Rayner e o presidente da Associação dos Ex-Combatentes do Concelho de Vila do Bispo, Sr. Bernardino Martins.
Seguiu-se o descerramento de uma placa comemorativa, a deposição de uma coroa de flores e a bênção do monumento pelo Padre José Chula.
Com este monumento, a autarquia pretende homenagear todos os Militares do Concelho falecidos na 1.ª Guerra Mundial (em 1918), na Guerra do Ultramar (em 1962, 1966, 1968 e 1969) e, igualmente, os 10 aviadores da Royal Air Force (9 Ingleses e 1 Australiano), falecidos no dia 22 de março de 1943, na Praia do Tonel, em Sagres, em plena 2.ª Guerra Mundial. Além disso, este monumento evocativo constituiu, igualmente, uma homenagem e uma forma de reconhecimento do Concelho a todos os Combatentes locais que prestaram o seu serviço a Portugal na Guiné, em Angola, em Moçambique e no antigo Estado da Índia (Goa, Damão e Diu), durante a Guerra do Ultramar (1961-1974).
A cerimónia terminou com a celebração de uma missa de sufrágio na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Vila do Bispo.
A iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Vila do Bispo contou com o apoio da Associação dos Ex-Combatentes do Concelho de Vila do Bispo e da Liga dos Combatentes.
Se precisa de Empresa design gráfico pode ver a Livetech