A candidatura apresentada pelo Município da Lousã, em parceria com o Montanha Clube, do “Louzanpark – Centro de Desporto e Lazer na Serra da Lousã” ao concurso “Municípios do Ano 2018”, promovido pela Universidade do Minho, através da Plataforma UM-Cidades, é um dos projetos finalistas, na categoria “Centro, menos de 20 000 habitantes”.
Após ter sido um dos municípios vencedores – na categoria Região Centro – em 2015, com o Projeto Cerdeira Village e, em 2017, um dos finalistas na mesma categoria, com o projeto “10 000 vidas”, a Lousã é novamente finalista deste concurso de reconhecido mérito.
O projeto LouzanPark nasceu da necessidade de potencializar uma das principais vertentes desportivas e de lazer que o Município da Lousã apresenta, nomeadamente as atividades de natureza.
Este projeto, promovido pelo Montanha Clube, consiste, assim, numa estrutura composta por diversos Percursos Pedestres, Percursos de BTT nas suas diversas modalidades (Downhill, Cross Country e Enduro), trilhos de Trail, percursos de Todo o Terreno Turístico, infraestruturas para a prática de Parapente, entre outras destinadas para diversas atividades de natureza, bem como de recursos humanos especializados
Associado a todas estas estruturas naturais, o LouzanPark conta com um equipamento de apoio a todas as atividades desenvolvidas na Serra da Lousã, do qual destacamos a existência de balneários, auditório, café, sala de reuniões, oficina para bicicletas e posto de informação.
Desde a sua implementação, este projeto tem acolhido um variado conjunto de eventos desportivos nacionais e internacionais, como seja o Campeonato da Europa de Downhill, Campeonatos Nacionais de Enduro – Motas, Enduro – BTT, Campeonato Nacional de Trail, provas de Parapente, entre outros.
Além de eventos desportivos nacionais e internacionais o LouzanPark acolhe, anualmente, milhares de utilizadores que utilizam as suas estruturas e serviços para a realização de atividades de lazer como sejam passeios de BTT, Passeios Pedestres, Treinos de Trail, passeios de Parapente, passeios de todo o Terreno, Geocaching, entre outras atividades.
Os 35 projetos finalistas são agora objeto de avaliação pelo Júri Nacional para encontrar os 9 municípios com prémio regional e o Município do Ano 2018.
Os resultados serão anunciados na Cerimónia de entrega dos prémios, a ter lugar no dia 16 de novembro próximo, no Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães.