A Câmara Municipal de Évora convidou as cozinheiras e funcionárias das escolas do concelho, com intervenção nas cantinas, para uma visita aos produtores locais e à origem dos produtos que recebem semanalmente e com os quais confecionam as refeições das suas crianças.
Numa estratégia que procura dar suporte ao desenvolvimento de atividades que visam o desenvolvimento agrícola rural, que potencie uma estratégia alimentar de base local no concelho, a autarquia tem dinamizado e apoiado o conceito dos “Circuitos Curtos de Comercialização de Produtos Agroalimentares”, com várias escolas sob a sua alçada a serem já abastecidas pelos produtores locais, privilegiando uma estreita e salutar relação entre os produtores e as cantinas escolares, o consumo de produtos frescos da época e uma alimentação mais saudável para os alunos.
Esta era uma aspiração das juntas de freguesia urbanas (centro histórico), Malagueira/H. Figueiras e Bacelo/Senhora Saúde que, com o apoio da Câmara Municipal, no âmbito do protocolo assinado com a Trilho – Associação para o Desenvolvimento Rural, e o Ruralentejo – Conselho para o Desenvolvimento Rural do Alentejo, foi possível colocar em prática e levar às escolas do concelho no último ano letivo.
As cozinheiras das escolas ficaram a conhecer alguns dos produtores locais e os produtos que confecionam bem como são tratados e colhidos até chegarem às escolas. Questionaram, sugeriram e recolheram informação importante para a preparação das ementas e confeção das refeições.
A grande reportagem vídeo sobre este assunto feita pela equipa da Évora Local TV pode ser vista no Canal Youtube do Município de Évora em https://www.youtube.com/