O Município de Palmela inaugurou, no dia 17 de setembro, a Escola Básica de Águas de Moura, após obras de ampliação e requalificação. A inauguração decorreu em clima de festa, com uma forte participação da comunidade educativa e a presença, entre outras individualidades, do Executivo Municipal e da diretora do Agrupamento de Escolas José Saramago, Maria Guilhermina Morgado.
A intervenção realizada nesta escola contribuiu para melhorar as condições térmicas, acústicas e de conforto do edifício, possibilitar o acesso de pessoas com mobilidade condicionada ao piso superior e criar espaços de arquivo, que eram necessários. Foi também possível concentrar num só edifício as instalações necessárias ao bom funcionamento da escola, nomeadamente, espaços para funcionários, instalações sanitárias condignas, refeitório e sala polivalente. Os trabalhos incluíram, igualmente, o tratamento dos espaços exteriores, garantindo um espaço coberto, um campo desportivo e uma entrada adequada à espera dos pais, ao acesso a portadores de mobilidade condicionada e à localização de um painel informativo. Algumas das soluções encontradas tiveram a participação das crianças, através do projeto “Eu Participo”.
A obra teve o valor de cerca de 600 mil euros, num investimento do Município de Palmela, comparticipado em 50% pelo FEDER, no âmbito do PORLisboa 2020 – PDCT-AML (Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial da Área Metropolitana de Lisboa. Prioridade de Investimento 10.5 – Investimentos na Educação).
O Presidente da Câmara Municipal, Álvaro Balseiro Amaro, realçou que o concelho «tem tido, desde há cerca de 15 anos, um forte investimento na educação e esse investimento também tinha que passar por Águas de Moura». «Em boa hora, conseguimos também incluir este equipamento nessas candidaturas», congratulou-se.
Álvaro Balseiro Amaro defendeu que «não são só as cartas educativas e os números que devem ditar as opções e uma escola, mesmo numa comunidade pequena e mesmo que tenha só 47 alunas/os, também tem direito a ter um espaço de qualidade, de referência, de identidade, de alma». O Presidente acredita que esta escola fica, assim, «preparada para o futuro», já que «Águas de Moura tem espaço para acolher novas/os residentes».
No mesmo dia, foram também inauguradas as obras de ampliação e requalificação da Escola Básica de Aires, um investimento de 440 mil euros, e o Município tem a decorrer mais quatro requalificações em escolas, num investimento global na ordem dos 3 milhões de euros, cofinanciado em 50% pelo PDCT-AML.
Precisa de calçado ortopédico verifique na Lola