Reguengos de Monsaraz, Sociedade

ATLA e Reguengos de Monsaraz aderiram à rede europeia de lagos

O Município de Reguengos de Monsaraz e a ATLA – Associação Transfronteiriça de Municípios Lago Alqueva aderiram no dia 2 de junho à NEUlakes – Network of European Lakes, numa cerimónia realizada em Iseo, Itália. A NEUlakes é uma rede que desenvolve e promove os lagos europeus nas áreas social, cultural, ambiental e económico e tem como parceiros municípios localizados próximo de lagos que pretendem valorizar seu património.

José Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz e da ATLA – Associação Transfronteiriça de Municípios Lago Alqueva esteve em Iseo para assinar os protocolos de adesão à rede europeia de lagos. Para além de Reguengos de Monsaraz e da ATLA, a rede integra Aiguebelette-le-Lac (França), Héviz (Hungria), Candia Canavese (Itália), Lindau (Alemanha), Sankt Gilgen (Áustria), Subotica (Sérvia), Ascona (Suíça), Manzanares el Real (Espanha), Carrick on Shannon (Irlanda), Ohrid (Macedónia), Bled (Eslovénia), Coniston (Inglaterra), Tamsweg (Áustria) e Iseo (Itália).

No dia 15 de maio o Município de Reguengos de Monsaraz recebeu uma delegação da NEUlakes liderada pelo seu presidente, o italiano Riccardo Venchiarutti, que é igualmente Presidente da Câmara Municipal de Iseo. Neste encontro, José Calixto manifestou a intenção da autarquia e da ATLA integrar a NEUlakes e candidatar projetos aos fundos comunitários de desenvolvimento regional transfronteiriço através desta rede para os 13 municípios portugueses e espanhóis abrangidos pelo maior lago artificial da Europa, o Grande Lago Alqueva, nomeadamente Alandroal, Barrancos, Moura, Mourão, Portel, Reguengos de Monsaraz, Serpa, Viana do Alentejo, Vidigueira, Alconchel, Cheles, Olivença e Villanueva del Fresno.

A NEUlakes pretende também estabelecer uma cooperação duradoura entre os municípios de vários países europeus para a valorização dos lagos, em locais que tenham semelhantes caraterísticas ambientais, sociais e económicas, desenvolvendo sinergias para aumentarem o conhecimento e a eficácia das iniciativas de desenvolvimento local.

Se precisa de empresas de web design pode consultar a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *